Produção e comercialização de forma participativa - Associação Santo Antônio do Palma

Identificação geral da experiência

Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Produção e comercialização de forma participativa - Associação Santo Antônio do Palma

Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
Tem por missão organizar as famílias, de forma coletiva, para produção de alimentos livres de agrotóxicos e adubos químicos sintéticos, num sistema participativo que prioriza equidade de gênero e geração, oportunizando jovens a permanecer na propriedade, com poder de escolha e autonomia, assim o grupo tem experiências de jovens que permanecem com investimento na industrialização, biofábrica, contribuindo para diversidade e renda das famílias.
O objetivo é aproximar produção e comercialização de alimentos orgânicos, por meio de feiras, loja e rotas de circulação, promovendo qualidade de vida as pessoas envolvidas, levando em consideração a sustentabilidade ambiental, econômica e social.
A criação da Associação foi ensejada por um grupo de famílias do município de Santo Antônio do Palma/RS, que passaram a compartilhar informações sobre o cultivo e a comercialização de alimentos agroecológicos. Todos os agricultores já praticam a agroecologia, e abrindo espaço para demais que manifestam interesse na agricultura sustentável. Após o início da produção agroecológica, colocou-se como desafio o processamento e comercialização desses produtos.
Atualmente as principais atividades desenvolvidas pela Associação se dá pela organização da produção em escala, principalmente grãos, industrialização, comercialização em feiras a mais de 20 anos, delivery, mercados e rotas já consolidadas a anos.

Estado da experiência:
Rio Grande do Sul (RS)

Município e Estado da experiência:
Santo Antônio do Palma (RS)

Abrangência da experiência:
Regional Interestadual - até 4 estados

Quais estados esta experiência abrange?
PR, RS, SC, SP

Onde a experiência está localizada?
no meio rural

Em que ano se iniciou a experiência?
1990

A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento

A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim

A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim

Qual o foco prioritário da experiência?
Produção e beneficiamento

Qual o destino da produção?
Comercialização

Quais as principais formas de comercialização?
Feira, Pontos de venda fixos (lojas, quitandas, etc), restaurantes e outras instituições privadas

A experiência pode ser associada a quais temas?
Agrotóxicos e Transgênicos, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Construção social de Mercados, Economia Solidária e outras economias, Manejo dos Agroecossistemas

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?
Associativa/Cooperativa

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Brancos

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Consumidoras/es

Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios

O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma consolidada

Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Perda de produção, Chuvas extremas, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Desaparecimento de espécies e variedades vegetais nativas, Aumento de doença nos humanos (cardíacas, diminuição de imunidade, adoecimento mental)

Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 10 anos

Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim

Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas

A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim

Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Sementes

A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim

Essas práticas são de qual categoria?
Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)

Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Engajamento da juventude e defesa das futuras gerações, Organização de grupos e comunidades

Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim

Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
Como forma de construção de uma agricultura mais resiliente o grupo tem apostado na correção e cobertura de solo, onde a matéria orgânica da condição para que a parte física e biológica do solo se reestruture, assim com maior infiltração de agua, reduz o desperdício e garante o fornecimento em períodos de estiagem. Ainda se trabalha com a biodiversidade de cultivos, garantido maior segurança e estabilidade em caso de frustração de alguma cultura. Por ser um grupo que trabalha com produção orgânica, são diversas técnicas que estão nos princípios, todas que envolvem o bem estar social, ambiental e econômico das propriedades.

Políticas Públicas e financiamento

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Sim

Qual(is) política(s) acessa?
Lei da Agricultura Orgânica (Certificação), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa Nacional da Agricultura Familiar (PRONAF)

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não

Comunicação

A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Não

Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Estratégia corpo-a-corpo de comunicação

Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não

As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim

Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência