Semeando Agroecologia no Sertão Pernambucano

Identificação geral da experiência

Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Semeando Agroecologia no sertão Pernambucano

Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
O Núcleo de Estudos Agroecológicos (NEA) do Campus Floresta do IF Sertão-PE foi implantado em 2016 com o objetivo de promover a agroecologia como prática educativa, produtiva e social no semiárido pernambucano. Suas ações integram ensino, pesquisa e extensão, voltadas para a formação técnica e popular em sustentabilidade.

Entre as principais ações desenvolvidas, destacam-se:

Implantação de biodigestores para aproveitamento de resíduos e geração de energia alternativa;

Criação de hortas agroecológicas no campus e em escolas municipais parceiras;

Realização de oficinas, cursos FIC e dias de campo, com foco em práticas sustentáveis e tecnologias sociais de baixo custo;

Reutilização de materiais, como pneus e madeiras, em estruturas agropecuárias;

Recuperação de áreas degradadas da Caatinga e incentivo ao uso de plantas adaptadas, como a palma forrageira;

Articulação com agricultores familiares, escolas e instituições parceiras, como o SERTA, CCBA e a Prefeitura Municipal de Floresta;

Organização do Seminário do NEA (SENEAS), promovendo trocas de saberes e experiências em agroecologia;

Produção de materiais didáticos, publicações técnicas e atividades de educação ambiental.

A atuação do NEA impactou diretamente mais de 800 pessoas, consolidando o núcleo como referência regional em agroecologia e contribuindo para o fortalecimento de sistemas sustentáveis de produção no sertão."

Estado da experiência:
Pernambuco (PE)

Município e Estado da experiência:
Floresta (PE)

Abrangência da experiência:
Municipal - 1 município

Onde a experiência está localizada?
em área periurbana (na transição entre o rural e o urbano)

Em que ano se iniciou a experiência?
2016

A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento

A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim

A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim

Qual o foco prioritário da experiência?
Outro

Qual outro?
Gestão de resíduos e mudanças climáticas na Caatinga.

A experiência pode ser associada a quais temas?
Águas e Saneamento, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Biodiversidade e Bens Comuns

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?
Institucional

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Não é possível aferir

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Agricultoras/es sem terra

Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios

O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma consolidada

Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Perda de produção, Diminuição das chuvas, Alteração no calendário de chuvas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Erosão do solo, Desertificação, Desaparecimento de espécies e variedades vegetais nativas, Desaparecimento de espécies e variedades animais nativas, Desaparecimento de espécies e variedades vegetais agrícolas, Aumento de doenças nas plantas (moscas, protozoários, fungos etc)

Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 10 anos

Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim

Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas

A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim

Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Florestas, Rios

A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim

Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc)

Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Manejo de solo, Compostagem, Biodigestor com produção de biogás, Convivência com o semiárido, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis, Recaatingamento, Salvaguarda de sementes, Pecuária sustentável, Gestão ambientalmente adequada de resíduos sólidos secos (separação para coleta seletiva e reciclagem)

Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Não

Políticas Públicas e financiamento

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Sim

Qual(is) política(s) acessa?
Lei da Agricultura Orgânica (Certificação)

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim

Comunicação

A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim

Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Estratégia corpo-a-corpo de comunicação, Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de matérias, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais, Produção de artigos acadêmicos

Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não

Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Site, E-mail institucional, Instagram, Whatsapp, YouTube, Feiras, Reuniões nas comunidades

Indique o link do site:
www.ifsertao-pe.edu.br

Indique o e-mail institucional:
iran.torquato@ifsertao-pe.edu.br

Indique nome de usuário ou link do Instagram:
https://www.instagram.com/neaclimaifsertaopefloresta?igsh=NjFnNDFxMXZvZG1n

Indique o link do YouTube:
https://youtu.be/tOc8_IvdCpQ?si=8_IySnkpudcCdxFA

As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim

Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Contribui (ou contribuiu) com as ações de elaboração de políticas públicas, Combate (ou combateu) à desinformação, Contribui (ou contribuiu) para a captação de recursos

Anexos

Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
https://www.youtube.com/live/aaQ4_cAeO5g?si=tTeKssFOAe6uKd1P
https://youtu.be/wbIkxlni2LQ?si=LNQLhvQIyzzbbu2r
https://www.youtube.com/live/aaQ4_cAeO5g?si=vzKC-nrufRoqbTgU
https://www.youtube.com/live/aaQ4_cAeO5g?si=gLJ2wT4oOoZ2EtvE

Anexe projetos, trabalhos científicos, divulgação ou outros documentos que achar importante.

Relatório final

Dia de campo

Dia de campo II

Folder

Folder

Anexe fotos para representar a experiência:

Campo Agrostológico

Iran Torquato

Consócio Feijão+palma forrageira

Iran Torquato

Consórcio pala e gramíneas

Iran Torquato

Biodigestor

Iran Torquato

Seminário

Iran Torquato

Visita das escolas públicas na fazenda experimental do Campus Floresta

Iran Torquato

Visita das escolas públicas na fazenda experimental do Campus Floresta

Iran Torquato