
projeto crianças de horta
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
projeto crianças de horta
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
Entre as iniciativas do Projeto ITAMAR, o Projeto Crianças de Horta se destaca por Transformar Terrenos e Vidas no Aglomerado da Serra. Uma iniciativa inspiradora que revitalizou um terreno público abandonado, convertendo-o em uma horta comunitária no coração do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte.
Voltado para crianças e jovens da comunidade, o projeto promove oficinas práticas e educativas sobre agroecologia, agricultura urbana e sustentabilidade, incentivando uma relação próxima com a terra e hábitos de alimentação saudável.
Por meio do plantio, cultivo, colheita e consumo, o Crianças de Horta oferece mais do que conhecimento técnico: ensina o respeito ao meio ambiente, fortalece os laços sociais e valoriza a comunidade local. Ao cultivar o próprio alimento, os participantes compreendem a importância das práticas ecológicas e adotam hábitos saudáveis que contribuem para uma vida mais consciente e sustentável.
Estado da experiência:
Minas Gerais (MG)
Município e Estado da experiência:
Belo Horizonte (MG)
Abrangência da experiência:
Intermunicipal - até 4 municípios
Quais municípios esta experiência abrange?
Betim (MG), Contagem (MG), Ribeirão das Neves (MG), Vespasiano Corrêa (RS)
Onde a experiência está localizada?
no meio urbano na Região Metropolitana
Em que ano se iniciou a experiência?
2020
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Não
Qual o foco prioritário da experiência?
Outro
Qual outro?
Acesso à alimentação e enfrentamento à fome, Gestão de resíduos sólidos orgânicos (compostagem) Iniciativas de promoção à saúde, Iniciativas de construção do conhecimento
A experiência pode ser associada a quais temas?
Agricultura Urbana e Periurbana, Agrotóxicos e Transgênicos, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Biodiversidade e Bens Comuns, Economia Solidária e outras economias, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Manejo dos Agroecossistemas, Resiliência Socioecológica e Mudanças Ambientais
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Institucional
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Pretos
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Crianças, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Movimentos sociais
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição das chuvas, Aumento das chuvas, Alteração no calendário de chuvas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Aumento da temperatura, Aumento de plantas espontâneas, Aumento de doenças nas plantas (moscas, protozoários, fungos etc)
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 5 anos
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Não
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim
Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)
Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Manejo de solo, Manejo da água, Compostagem, Produção de alimentos saudáveis, Gestão ambientalmente adequada de resíduos sólidos secos (separação para coleta seletiva e reciclagem)
Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Engajamento da juventude e defesa das futuras gerações, Cuidados à saúde, Assessoria e suporte à comunidades vulneráveis, Organização de grupos e comunidades
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim
Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
mulheres e crianças
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Estratégia corpo-a-corpo de comunicação, Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Site, Instagram, Facebook, Whatsapp
Indique o link do site:
https://projetoitamar.org/
Indique nome de usuário ou link do Instagram:
https://www.instagram.com/projetoitamarbh?igsh=MTI0MDU3dzZoYXZ0Ng== https://instagram.com/criancasdehorta?igshid=aW5lbzl6cmdnemc3
Indique nome de usuário ou link do Facebook:
https://www.facebook.com/share/19RoZuBYQv/
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Combate (ou combateu) à desinformação, Contribui (ou contribuiu) para a captação de recursos