Plantio solidário
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Plantio solidário
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
Iniciativa proposta pelo MST na Zona da Mata mineira em 2022 e realizada em parceria com outros coletivos e organizações da região, com intuito de produzir agroecologicamente em mutirões nas áreas coletivas do Assentamento Denis Gonçalves - alimento para ser doado nas comunidades periférica de Juiz de Fora. Os mutirões são compostos por militantes e também pelas famílias dos bairros mobilizados, onde estas podem participar do processo formativo e das colheitas dos alimentos que para elas mesmos serão doados. compreendemos o Plantio Solidário como uma articulação em rede, de educação popular em agroecologia. É uma ação de solidariedade que dialoga com o campo e a cidade, e dela desdobraram outras ações:
Plantio Solidário nas escolas: desde 2022 iniciamos as ações em escolas públicas de Juiz de Fora, criando e conduzindo pedagogicamente hortas escolares. As atividades eram abertas aos educandos bem com à comunidade escolar, mães, avós e moradores das comunidades. Até 2025 atuamos em 3 escolas diferentes e sempre realizando os intercâmbios ao Assentamento, onde se dão mutirões e visitas aos lotes produtivos das famílias assentadas.
Estado da experiência:
Minas Gerais (MG)
Município e Estado da experiência:
Juiz de Fora (MG)
Abrangência da experiência:
Intermunicipal - até 4 municípios
Quais municípios esta experiência abrange?
Chácara (MG), Goianá (MG)
Onde a experiência está localizada?
em área periurbana (na transição entre o rural e o urbano)
Em que ano se iniciou a experiência?
2022
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Não
Qual o foco prioritário da experiência?
Acesso à alimentação e enfrentamento à fome
Como a experiência de acesso à alimentação e enfrentamento à fome pode ser identificada?
Outro
Qual outro?
hortas comunitárias
A experiência pode ser associada a quais temas?
Agricultura Urbana e Periurbana, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Manejo dos Agroecossistemas
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Comunitária
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Mulheres (Cis/Trans)
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Não é possível aferir
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es sem terra, Agricultoras/es Urbanas/os, Crianças, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Juventudes
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Alteração no calendário de chuvas, Aumento da temperatura
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 5 anos
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Não é possível aferir
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim
Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)
Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Manejo de solo, Compostagem, Tratamentos ecológicos de esgoto doméstico (biofossas, fossa ecológica, círculo de bananeira etc), Conservação do solo, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis, Salvaguarda de sementes
Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Engajamento da juventude e defesa das futuras gerações, Cuidados à saúde, Organização de grupos e comunidades
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim
Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
Os jovens estudantes mobilizados nas atividades do Plantio Solidário nas escolas podem ser compreendidos como sujeitos ativos do enfrentamento às mudanças climáticas, também as mulheres das comunidades mobilizadas, que de forma geral são maioria no Plantio Solidário. As estratégias são as hortas comunitárias e os mutirões agroecológicos periódicos nelas, bem como os processos formativos que acompanham essas experiências.
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Divulgação nas redes sociais, Produção de artigos acadêmicos, Produção de livro ou cartilha
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram, Whatsapp
Indique o link do site:
https://www.instagram.com/plantio.solidario.zm/
Indique nome de usuário ou link do Instagram:
https://www.instagram.com/plantio.solidario.zm/
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Contribui (ou contribuiu) para a captação de recursos