Unidades produtivas agroecológicas no Triângulo Mineiro (ACAMPRA)
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Unidades produtivas agroecológicas no Triângulo Mineiro (ACAMPRA)
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
A ACAMPRA foi fundada em 2013, em Uberlândia-MG, com o intuito de organizar e incetivar a produção agropecuária dos seus associados, agricultores camponeses da Reforma Agrária de Uberlândia e região, auxiliando na comercialização da produção, através, principalmente, da participação de políticas públicas ligadas à agricultura familiar, como os programas PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), entre outras aquisições alimentícias feitas pelos órgãos públicos.
Atualmente, a ACAMPRA possui 55 associados e fornece 15 toneladas semanais de alimentos de hortifrúti (60 toneladas/mês) para sessenta e três (63) escolas estaduais de Uberlândia-MG, dezessete (17) escolas estaduais e o batalhão de Araguari-MG, além das escolas municipais do município de Uberlândia-MG, Araguari-MG, Prata-MG e Monte Alegre-MG. Isso foi possível graças, principalmente, pela coorperação dos agricultores, que representa uma ferramenta importante de crescimento e fortalecimento da organização social.
Ademais, é importante salientar que essas vendas Institucionais ocorrem via Lei nº 11.947/2009, que estabelece que 30% dos recursos destinados à alimentação escolar devem ser destinados à aquisição direta de produtos da agricultura familiar.
Porém, devido à grande dependência de insumos externos de alto custo da agricultura baseada no modelo convencional, com a utilização indiscriminada de agrotóxico; a redução da biodiversidade e de recursos genéticos; a perda da fertilidade do solo através do manejo incorreto e a sua utilização intensiva, sem o respeito com o seu ciclo, o que afeta o crescimento das plantas e a capacidade de retenção de água nos solos, e a contaminação dos recursos hídricos, a ACAMPRA vem incentivando a produção agroecológica e orgânica de seus associados.
Nesse sentido, desde 2017, foram formados quatro (4) Núcleos Agroecológicos nos Assentamentos Canudos, Emiliano Zapata, Florestan Fernandes, Rio das Pedras e Eldorado dos Carajás, localizados no município de Uberlândia-MG, e o pré assentamento Roseli Nunes, localizado em Monte Alegre de Minas. Através dos núcleos agroecológicos, ocorrem mutirões de implantação e manejo das áreas agroecológicas.
Além disso, as famílias foram registradas na Organização de Controle Social (OCS) Embaúba e na certificação orgânica por auditoria através do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Porém, a certificação orgânica é um grande desafio para as famílias.
Alguns agricultores comercializam em feiras agroecológicas na cidade. Porém, dentre as dimensões da produção agroecológica, a comercialização dos alimentos é a grande dificuldade para os agricultores. A comercialização em feiras, mesmo que a venda seja direta ao consumidor, com um preço justo, não é considerada estável em relação à garantia de venda dos alimentos. Variáveis como chuva, feriado, ou até mesmo o frio, influenciam na quantidade de clientes, acarretando em baixa venda e perda de produtos já colhidos.
Uma alternativa para construir estratégias de compra e venda baseadas em relações de ética e transparência entre produtores e consumidores, é através da formação dos Grupos de Consumo de Cestas Agroecológicas: grupos de pessoas que decidem organizar-se para comprar determinados produtos, de uma forma diferente da que ocorre no mercado convencional, que tenham qualidade nutricional e que seja fruto de um sistema produtivo e comercial que respeite as pessoas e o meio ambiente.
Dessa forma, as pessoas do Grupo de Consumo tornam-se co-produtores, já que o objetivo desses grupos vai além do ato de consumo, buscando promover a troca de saberes entre os participantes, a reflexão e a transformação de hábitos e costumes, tornando possível para o consumidor assumir ativamente sua responsabilidade na dinâmica das relações sociais que acontecem desde a produção até o consumo dos alimentos e produtos em geral.
Nessa perspectiva, para além da venda Institucional, a ACAMPRA, desde agosto de 2018, comercializa seus alimentos agroecológicos através da “Cesta Semeando Agrofloresta: aliando a produção de alimentos saudáveis (sem agrotóxico e fertilizante químico) com a preservação do meio ambiente”.
Estado da experiência:
Minas Gerais (MG)
Município e Estado da experiência:
Uberlândia (MG)
Abrangência da experiência:
Intermunicipal - até 4 municípios
Quais municípios esta experiência abrange?
Monte Alegre de Minas (MG)
Onde a experiência está localizada?
no meio rural
Em que ano se iniciou a experiência?
2017
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim
Qual o foco prioritário da experiência?
Produção e beneficiamento
Qual o destino da produção?
Autoconsumo, Comercialização
Quais as principais formas de comercialização?
Feira, Grupos de consumo e CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura), Cozinhas comunitárias, Pontos de venda fixos (lojas, quitandas, etc), restaurantes e outras instituições privadas, Cestas agroecológicas e delivery, PAA, PNAE
A experiência pode ser associada a quais temas?
Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Cooperativismo e outros arranjos comunitários, Manejo dos Agroecossistemas
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Associativa/Cooperativa
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Não é possível aferir
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Pretos
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Agricultoras/es sem terra
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma consolidada
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Perda de produção, Alteração no calendário de chuvas, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Outras
Qual(is) outra(s)?
Geada
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 5 anos
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim
Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc)
Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Manejo da água, Conservação do solo, Diversificação e consórcio de culturas, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis, Manutenção de Reserva Legal e APP
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Não
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Sim
Qual(is) política(s) acessa?
Lei da Agricultura Orgânica (Certificação), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa Nacional da Agricultura Familiar (PRONAF)
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de matérias, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais, Produção de artigos acadêmicos
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram, Whatsapp, Feiras, Reuniões nas comunidades
Indique o link do site:
www.acampra.com.br
Indique nome de usuário ou link do Instagram:
@cestasemeando
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Contribui (ou contribuiu) com as ações de elaboração de políticas públicas, Contribui (ou contribuiu) para a captação de recursos
Anexos
Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
www.acampra.com.br
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27200
Anexe projetos, trabalhos científicos, divulgação ou outros documentos que achar importante.
AS POTENCIALIDADES E DESAFIOS DA AGROECOLOGIA NA SUA MULTIDIMENSIONALIDADE: O NÚCLEO AGROECOLÓGICO DO ASSENTAMENTO RURAL CANUDOS, UBERLÂNDIA – MG
Anexe fotos para representar a experiência:
Luiza Azevedo Ribeiro