Lei "Comida de Verdade"

Identificação geral da experiência

Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Lei "Comida de Verdade"

Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
Desde 2021, quando assumi meu primeiro mandato, começamos dentro das reuniões do Polo Agroecológico e de Produção Orgânica da Zona da Mata a construir uma política de compras institucionais a nível municipal. A pandemia, o desmonte da política nacional de fomento à Agricultura Familiar e as feiras fechadas não traziam muitas perspectivas de escoamento da produção. Constituímos um grupo que construiu a minuta do projeto e, após muitas mobilizações com as agricultoras de Viçosa, de algumas zonas rurais daqui, aprovamos em 2023 a Lei 3055/2023 que institui a Políticas de Compras Institucionais da Agricultura Familiar e da Economia Solidária.

Segue o link: https://leismunicipais.com.br/a2/mg/v/vicosa/lei-ordinaria/2023/306/3055/lei-ordinaria-n-3055-2023-institui-a-politica-de-compras-institucionais-da-agricultura-familiar-dos-empreendimentos-familiares-rurais-e-da-economia-popular-solidaria-de-vicosa-comida-de-verdade-e-da-outras-providencias?q=comida+de+verdade

Estado da experiência:
Minas Gerais (MG)

Município e Estado da experiência:
Viçosa (MG)

Abrangência da experiência:
Municipal - 1 município

Onde a experiência está localizada?
no meio rural

Em que ano se iniciou a experiência?
2021

A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento

A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim

A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim

Qual o foco prioritário da experiência?
Construção social de mercados

Como a experiência de construção social de mercados pode ser identificada?
Outro

Qual outro?
A prefeitura seria a principal compradora, distribuindo para seus diversos setores de acordo com a necessidade

A experiência pode ser associada a quais temas?
Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Construção social de Mercados, Cooperativismo e outros arranjos comunitários, Economia Solidária e outras economias, Mulheres e Feminismos, Políticas Públicas e fomento, Terra, Território e Ancestralidade

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?
Associativa/Cooperativa

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Não é possível aferir

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Não é possível aferir

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Agricultoras/es sem terra

Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios

O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial

Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Não sei aferir

Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Não é possível aferir

Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim

Qual(is) outro(s)?
Especulação Imobiliária

Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas

A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim

Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes

A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim

Essas práticas são de qual categoria?
Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)

Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Cuidados à saúde, Assessoria e suporte à comunidades vulneráveis, Democratização e ampliação do acesso político de grupos minoritários a espaços de poder, Organização de grupos e comunidades, Pesquisa, produção e comunicação de informações qualificadas

Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Não

Políticas Públicas e financiamento

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não

Comunicação

A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim

Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Estratégia corpo-a-corpo de comunicação, Produção de matérias, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais

Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não

Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram, Whatsapp, Rádio, Reuniões nas comunidades

Indique o link do site:
https://leismunicipais.com.br/a2/mg/v/vicosa/lei-ordinaria/2023/306/3055/lei-ordinaria-n-3055-2023-institui-a-politica-de-compras-institucionais-da-agricultura-familiar-dos-empreendimentos-familiares-rurais-e-da-economia-popular-solidaria-de-vicosa-comida-de-verdade-e-da-outras-providencias?q=comida+de+verdade

Indique nome de usuário ou link do Instagram:
@jamillemfg

As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim

Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência

Anexos

Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
https://www.brasildefato.com.br/2023/03/09/mg-mulheres-de-vicosa-reivindicam-aprovacao-do-projeto-de-lei-comida-de-verdade/

https://www.vicosa.mg.leg.br/institucional/noticias/2023/08-2023/projeto-que-institui-politica-de-compras-institucionais-da-agricultura-familiar-e-aprovado