
Programa Agroecológico de Reparação Popular da Bacia do Paraopeba
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Programa Agroecológico de Reparação Popular da Bacia do Paraopeba
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra vem desde 1999 organizando famílias na região metropolitana e desde 2017 tem mobilizado sua base social na luta contra o modelo de mineração vigente. Desde 2020, configurou-se o Programa Popular com objetivo de enfrentar o crime da Vale, que ocasionou o rompimento da barragem do Córrego do Feijão, condenando o território da Bacia do Paraopeba a enfrentar graves problemas ambientais, econômicos e sociais.
O Programa Agroecológico atua em 6 áreas na Bacia do Paraopeba em Minas Gerais, sendo 3 assentamentos e 3 acampamentos: Assentamento 2 de Julho no município de Betim, Assentamento Ismene Mendes em Pará de Minas, Assentamento Rosely Nunes em Pequi, Acampamento Pátria Livre e Zequinha Nunes em São Joaquim de Bicas e Acampamento Maria da Conceição em Itatiaiuçu, abrangendo mais de 1000 famílias.
O PROGRAMA TEM COMO MISSÃO:
- A preservação e recuperação dos recursos naturais que estão sob o domínio das famílias
- A produção de alimentos saudáveis para garantia da soberania alimentar e o fornecimento de alimentos para a população rural e urbana.
EIXOS:
1. Produção Agroecológica.
a) Implantação de 10 hectares de sistemas agroflorestais.
b) 30 mil mudas frutiferas plantadas.
c) 34 variedades de grãos e tubérculos plantados.
d) 400 kg de sementes criolas.
e) 350 kg de adubação verdes.
2) Educação e formação
a) Atuando na metodologia camponês a camponês o projeto conta com mais de 700 horas de processos formativos envolvendo temas como: Agroecologia e seus principio; sistemas agroflorestais; manejo ecológico do solo e da água; acesso a políticas publicas; beneficiamento; acesso a mercados; dentre outros temas.
3) Questão Ambiental
a) articulação de uma Rede Regional de Coleta de Sementes Florestais.
b) 100 espécies e 350 matrizes identificadas.
c) Produção de mudas.
4) Comercialização
a)construção de acesso a mercados diversificados.
5) Direitos Humanos
a) Construção de Assessoria Jurídica Popular para as famílias atingidas.
Estado da experiência:
Minas Gerais (MG)
Município e Estado da experiência:
Betim (MG)
Abrangência da experiência:
Estadual - 5 ou mais municípios
Onde a experiência está localizada?
no meio rural
Em que ano se iniciou a experiência?
2020
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim
Qual o foco prioritário da experiência?
Produção e beneficiamento
Qual o destino da produção?
Autoconsumo, Doações, Troca, Comercialização
Quem são os beneficiários das doações?
Famílias em situação de vulnerabilidade, Estudantes de escolas e creches, Banco de alimentos, Cozinhas comunitárias, Vizinhos e comunidade de entorno
Com quem são feitas as trocas?
Vizinhos e comunidade de entorno, Outras/os agricultoras/es, Movimentos sociais
Quais as principais formas de comercialização?
Feira, Cozinhas comunitárias, Pontos de venda fixos (lojas, quitandas, etc), restaurantes e outras instituições privadas, Pontos de venda eventuais (barracas avulsas, venda em carro e na estrada), PAA
A experiência pode ser associada a quais temas?
Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Biodiversidade e Bens Comuns, Construção social de Mercados, Cooperativismo e outros arranjos comunitários, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Juventudes, Manejo dos Agroecossistemas, Mulheres e Feminismos
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Associativa/Cooperativa
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Não é possível aferir
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Agricultoras/es sem terra, Assentadas/os de Reforma Agrária, Crianças, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Grupos atingidos por grandes empreendimentos, Movimentos sociais
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma consolidada
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Perda de produção, Alteração no calendário de chuvas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Alagamento de áreas, Erosão do solo, Aumento de doenças nas plantas (moscas, protozoários, fungos etc), Aumento de doença nos humanos (cardíacas, diminuição de imunidade, adoecimento mental)
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 10 anos
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim
Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Florestas, Matas, Rios
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)
Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Tratamentos ecológicos de esgoto doméstico (biofossas, fossa ecológica, círculo de bananeira etc), Conservação do solo, Diversificação e consórcio de culturas, Drenagem e enfrentamento a enchentes, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis, Salvaguarda de sementes
Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Assessoria e suporte à comunidades vulneráveis, Democratização e ampliação do acesso político de grupos minoritários a espaços de poder, Organização de grupos e comunidades
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim
Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
Assentados e acampados de Reforma Agrária na região atuando diretamente no enfrentamento as mudanças climáticas, aumentando a agrobiodiversidade nos agroecossistemas, trabalhando com o manejo ecológico do solo e da agua, realizando ações de coleta e armazenamento de sementes florestais e plantios de árvores em áreas de preservação permanente.
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Sim
Qual(is) política(s) acessa?
Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA)
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de matérias, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais, Produção de livro ou cartilha
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Sim
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram, YouTube, Feiras
Indique o link do site:
https://www.instagram.com/
Indique nome de usuário ou link do Instagram:
mst_mg
Indique o link do YouTube:
https://youtube.com/@movimentosemterra?si=gOJ3YSjEdRaPfhOe
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência
Anexos
Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
https://www.youtube.com/watch?v=HdqhOwU8K9s
https://mst.org.br/2022/04/05/conheca-o-programa-agroecologico-de-reparacao-da-bacia-do-rio-paraopeba/
Anexe projetos, trabalhos científicos, divulgação ou outros documentos que achar importante.
Anexe fotos para representar a experiência: