Jardim Agroflorestal

Identificação geral da experiência

Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Jardim Agroflorestal

Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
Um jardim agroflorestal foi implantado somamos os conceitos do paisagismo ecológico e a implantação de um sistema agroflorestal, conhecido como SAF. A idealização do jardim em frente à Casa OPOCA foi pensando para quebrar o concreto e fazer um canteiro usando todo espaço possível para que pudéssemos plantar a maior quantidade de plantas que o espaço permitisse. Incluindo além de árvores, espécies nativas e adequadas para arborização urbana, plantamos duas palmeiras juçara, espécie típica da Mata Atlântica e ameaçada de extinção. Plantamos também árvores frutíferas como bananeira, pitangueira e araçá, e flores e plantas aromáticas, medicinais e de poder. O jardim foi plantado pelas crianças que frequentam a Casa OPOCA como prática da nossa educação para Sustentabilidade. O objetivo do plantio como prática pedagógica é promover o contato com a natureza, despertar o interesse pelo meio ambiente, apresentar para as crianças as plantas e suas potencialidades, e para que se empoderem do local, aprofundando o vínculo afetivo com o espaço que ajudaram a transformar. Acesso à natureza é um direito das crianças. O jardim agroflorestal tem a proposta de trazer conforto visual e sonoro para o espaço, redução da poluição e da temperatura local, produção de alimento e resgate da biodiversidade.

Estado da experiência:
São Paulo (SP)

Município e Estado da experiência:
São Miguel Arcanjo (SP)

Abrangência da experiência:
Local (bairro/comunidade ou similar)

Onde a experiência está localizada?
no meio urbano em cidades pequenas (com menos de 50 mil habitantes)

Em que ano se iniciou a experiência?
2024

A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento

A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim

A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Não

Qual o foco prioritário da experiência?
Iniciativas de construção do conhecimento

Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?
Outro

Qual outro?
Educação ambiental, produção de alimento e iniciativa de contrução de conhecimento agroecológico.

A experiência pode ser associada a quais temas?
Agricultura Urbana e Periurbana, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Biodiversidade e Bens Comuns, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Juventudes

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?
Comunitária

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Não é possível aferir

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Não é possível aferir

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Crianças, Juventudes, Outros

Qual(is) outro(s)?
crianças e jovens

Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios

O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial

Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição das chuvas, Desaparecimento de espécies e variedades vegetais nativas, Desaparecimento de espécies e variedades animais nativas, Piora na qualidade do ar

Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 10 anos

Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Não é possível aferir

Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas

A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Não

A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim

Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Energia (eólica, solar etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)

Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Compostagem, Diversificação e consórcio de culturas, Plantio de árvores e reflorestamento, Jardins de chuva, Gestão ambientalmente adequada de resíduos sólidos secos (separação para coleta seletiva e reciclagem)

Quais são as práticas relativas à energia que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Energia solar

Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Engajamento da juventude e defesa das futuras gerações, Democratização e ampliação do acesso político de grupos minoritários a espaços de poder, Organização de grupos e comunidades

Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim

Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
Mulheres, gestão de alimentos e diversificação da produção de alimentos.

Políticas Públicas e financiamento

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não

Comunicação

A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim

Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Divulgação nas redes sociais

Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não

Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Site, Instagram

Indique o link do site:
https://opoca.org/

Indique nome de usuário ou link do Instagram:
@casaopoca

As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Não

Anexos

Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
https://www.instagram.com/p/DD0IHMIvmQA/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MXNhcjBjYWY5Zno3Ng==