Projeto de Extensão Campus N'ativa - UFPR
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Projeto de Extensão Campus N'ativa - UFPR
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
O projeto visa a regeneração ecológica do Campus Centro Politécnico e a consolidação de um Jardim Didático Biodiverso no Setor de Ciências Biológicas, através do manejo agroecológico, do plantio de espécies preferencialmente nativas e de ações práticas de educação ambiental interdisciplinar. A região de atuação é um espaço de convivência onde coabitam diariamente centenas de pessoas, o Setor de Ciências Biológicas, localizado no Campus Centro Politécnico, UFPR, Curitiba - Paraná. Atualmente contamos com uma equipe de 9 estudantes de graduação participando ativamente no projeto, onde semanalmente desenvolvemos atividades, tais como o manejo da matéria orgânica, plantio e preparação de mudas, preparo de terra e substratos, a implementação e manutenção de canteiros biodiversos, paisagismo agroecológico, manejo ecológico do solo, compostagem e a aplicação de outras técnicas conforme necessidades e desafios encontrados pelo projeto em nosso o dia a dia. O Projeto prevê mensalmente também atividades especiais, buscando promover cursos e vivências relacionadas à agroecologia, bioconstrução e outras atividades. Buscamos também, com essas atividades, melhorar o aspecto harmônico e visual de uma das nucleações, embelezando assim, uma das principais áreas de convivência do Setor, para deste modo, convencer as pessoas de que através da agroecologia, é possível se transformar espaços utilizando a boa vontade e recursos escassos, contudo, sem perder a beleza e a funcionalidade educativa e ecológica dos mesmos.
Estado da experiência:
Paraná (PR)
Município e Estado da experiência:
Curitiba (PR)
Abrangência da experiência:
Local (bairro/comunidade ou similar)
Onde a experiência está localizada?
no meio urbano em cidades médias (com mais de 50 mil habitantes)
Em que ano se iniciou a experiência?
2024
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Não
Qual o foco prioritário da experiência?
Iniciativas de construção do conhecimento
Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?
Projeto de extensão
A experiência pode ser associada a quais temas?
Agricultura Urbana e Periurbana, Biodiversidade e Bens Comuns, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Juventudes, Manejo dos Agroecossistemas, Resiliência Socioecológica e Mudanças Ambientais
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Institucional
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Não é possível aferir
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Não é possível aferir
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Extensionistas rurais e técnicas/os, Pesquisadoras/es
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição das chuvas, Aumento das chuvas, Alteração no calendário de chuvas, Chuvas extremas, Alagamento de áreas, Erosão do solo, Desaparecimento de espécies e variedades vegetais nativas, Aumento de plantas espontâneas
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Não é possível aferir
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Não é possível aferir
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim
Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Florestas, Matas, Campos e várzeas
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc)
Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Compostagem, Conservação do solo, Diversificação e consórcio de culturas, Cisternas e captação de água de chuva, Plantio de árvores e reflorestamento, Salvaguarda de raças crioulas de animais, Salvaguarda de sementes
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Não
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Produção de matérias, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência