Tecendo Realidades: Educação do Campo e Experiências na APAE Pádua/RJ

Identificação geral da experiência

Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Tecendo Realidades: Educação do Campo e Experiências na APAE Pádua/RJ

Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
A experiência está em fase de construção e implementação, dentro do trabalho que tenho desenvolvido como estagiária obrigatória da licenciatura em Educação do Campo. Ela visa promover práticas educativas inclusivas e contextualizadas na APAE de Santo Antônio de Pádua, articulando os saberes da Educação do Campo, da agroecologia e da justiça climática.
Realizamos oficinas práticas, como cultivo de microverdes, produção de tintas naturais e confecção de bolsas ecológicas, além da criação de um Jardim Sensorial, pensado como espaço terapêutico e educativo. O trabalho com a terra começará em breve, por meio de um mutirão que envolverá a comunidade e a escola.
Também estamos implementando o Inventário da Realidade, com o objetivo de mapear o território e fortalecer os vínculos com a comunidade local, promovendo a conexão entre educação, sustentabilidade e práticas agroecológicas.
Atualmente, estamos construindo o material pedagógico junto com a equipe da escola APAE, buscando integrar os conteúdos e as metodologias participativas para atender às necessidades e especificidades dos alunos.

Estado da experiência:
Rio de Janeiro (RJ)

Município e Estado da experiência:
Santo Antônio de Pádua (RJ)

Abrangência da experiência:
Municipal - 1 município

Onde a experiência está localizada?
em área periurbana (na transição entre o rural e o urbano)

Em que ano se iniciou a experiência?
2024

A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento

A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim

A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Não

Qual o foco prioritário da experiência?
Iniciativas de construção do conhecimento

Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?
Projeto de pesquisa

A experiência pode ser associada a quais temas?
Agricultura Urbana e Periurbana, Águas e Saneamento, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Arte, Cultura e Comunicação, Biodiversidade e Bens Comuns, Cooperativismo e outros arranjos comunitários, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Juventudes, Políticas Públicas e fomento, Práticas de Cuidado em Saúde e Medicina Tradicional, Resiliência Socioecológica e Mudanças Ambientais, Terra, Território e Ancestralidade

Qual outro?
Inundações e alagamentos

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?
Comunitária

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Mulheres (Cis/Trans)

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Pardos

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Crianças, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Juventudes, Pesquisadoras/es

Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios

O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial

Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Aumento das chuvas, Alteração no calendário de chuvas, Chuvas extremas, Aumento da temperatura, Alagamento de áreas, Erosão do solo, Aumento de doença nos humanos (cardíacas, diminuição de imunidade, adoecimento mental)

Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 5 anos

Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim

Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas

A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim

Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Rios

A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim

Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc)

Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Manejo da água, Compostagem, Conservação do solo, Diversificação e consórcio de culturas, Drenagem e enfrentamento a enchentes, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis, Gestão ambientalmente adequada de resíduos sólidos secos (separação para coleta seletiva e reciclagem)

Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim

Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
Na experiência, mulheres, jovens e educadores estão na linha de frente para enfrentar as mudanças climáticas. Eles lideram atividades educativas e práticas agroecológicas que ajudam a fortalecer a conexão das pessoas com a natureza. Estão organizando um mutirão para começar o Jardim Sensorial, além de realizar oficinas de microverdes, tintas naturais, bolsas ecológicas e a produção de alimentos, promovendo o cuidado com o meio ambiente, o solo, a água e a redução do lixo. Também trabalham para fortalecer os laços entre a comunidade e a universidade, criando mais espaços para aprender e conversar sobre agroecologia e justiça climática. O que falta para avançar é apoio do poder público e mais recursos para projetos comunitários que ajudem a recuperar o meio ambiente, apoiar a agroecologia na cidade e cuidar de espaços como a praça perto da APAE, que está abandonada, mas pode virar um lugar para lazer, convívio e educação ambiental.



Políticas Públicas e financiamento

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não

Comunicação

A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim

Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Organização de rede de comunicadoras/es populares, Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de matérias, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais

Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Sim

Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram

Indique o link do site:
https://www.instagram.com/p/DDE3n0IukYR/?img_index=1

Indique nome de usuário ou link do Instagram:
@cientistadocampo

As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim

Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência

Anexos

Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
Tentei anexar as fotos das experiências porém o limite de 6mb é inferior a qualidade das fotos.

Anexe projetos, trabalhos científicos, divulgação ou outros documentos que achar importante.

Inventário da Realidade - em construção

Anexe fotos para representar a experiência:

Produção de bolsas ecologicas

Rayanna Figueira

Oficinas no Território de Experiências Interdisciplinares Agroecológicas (TEIA)

Rayanna Figueira

Quadro Apae

Rayanna Figueira

Oficina de tintas naturais

Rayanna Figueira