COLETIVO DOS PASTORES DE ANIMAIS DA BAIXADA FLUMINENSE (CPA-BXD)
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
COLETIVO DOS PASTORES DE ANIMAIS DA BAIXADA FLUMINENSE (CPA-BXD)
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
Coletivo formado por membros que compartilham um interesse comum, seja na arte, na cultura, em causas sociais ou em outras áreas relacionadas do agro-pastoralismo. Creditamos a pastorícia como modo de vida e como setor econômico valioso. Observamos que a criação, manutenção e utilização de animais domésticos por humanos em sistemas pastoris se constituem como mais do que um simples modo de produção pecuária, correspondendo a sistema de apoio entre pastores de animais, nomeadamente os que geram mais de 50% de sua renda a partir da produção extensiva de gado.
Considerando que alguns povos tradicionais da América Latina e Caribe enfrentam uma elevada taxa de pobreza e têm fraco acesso aos serviços sociais, para os quais a vida selvagem é uma fonte de alimentos e subprodutos, para os pastores de animais a possibilidade de realizar a criação animal fundamentalmente a pasto representa grande oportunidade, na qual o pastoreio de percurso pode ser considerado o fator proeminente que mais parece contribuir para o desenvolvimento acelerado da criação animal extensiva, fomentando o manejo participativo de áreas de pastagem, visando a sustentabilidade da criação e a melhoria do bem-estar dos animais e da comunidade, principalmente em se considerar os seguintes aspectos técnicos: (a) a maioria das pastagens apresenta algum grau de degradação e (b) a porcentagem de prole que atinge a idade de desmame é baixa: 47–66% dos bezerros e 40–80% dos cordeiros, Grünwaldt, et al. (2016).
Nossa experiência se centra na Biodiversidade e nos conhecimentos das Comunidades Tradicionais, através da qual buscamos a Construção do Conhecimento Agroecológico a partir dos conhecimentos tradicionais dos pastores de animais, com foco na Justiça Climática, agroecologia e transformação dos sistemas agroalimentares
Ações que realizamos:
1. CapriOeste: projeto de extensão universitária cadastrado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) voltado para trabalhar ancestralidades, terra e território: oferece colaboração para a visibilização de movimentos de resistência ao poder do modelo hegemônico de pastoreio na contemporaneidade, tendo como ponto de partida o Oeste da Baixada Fluminense, favorecendo o alcance de Políticas Públicas e o fomento;
2. Desenvolvimento de proposta metodológica para unidades demonstrativas e melhoramento participativo de ovinos e cães de pastoreio em sistemas agroecológicos na UFRRJ: o desenvolvimento do manejo de rebanhos conjuntamente com cães de pastoreio é um método de seleção que permite em um mesmo local a seleção de duas espécies, como caninos e ovinos, aumentando consideravelmente a eficiência do processo de seleção. Dentro do contexto agroecológico, o pastoreio de percurso, favorece estabelecimento de diferentes pontos de inserção animal no ecossistema pastoril através do estabelecimento de unidades pastoris, favorecendo o o manejo participativo de áreas de pastagem.
3. Revisão de ementas das disciplinas da grande área de Ciência Animal em uma iniciativa de educação formal em agroecologia, voltando o foco para as pessoas que habitam o território, sendo a criação animal um componente dentro do agroecossistema baseada na tradição e disponibilidade da região e/ou pastor.
Estado da experiência:
Rio de Janeiro (RJ)
Município e Estado da experiência:
Seropédica (RJ)
Abrangência da experiência:
Intermunicipal - até 4 municípios
Quais municípios esta experiência abrange?
Itaguaí (RJ), Nova Iguaçu (RJ), Queimados (RJ), Seropédica (RJ)
Onde a experiência está localizada?
no meio rural
Em que ano se iniciou a experiência?
2018
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Não
Qual o foco prioritário da experiência?
Iniciativas de construção do conhecimento
Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?
Projeto de extensão
A experiência pode ser associada a quais temas?
Biodiversidade e Bens Comuns, Campesinato, Povos, Comunidades Tradicionais e outros modos de vida, Cooperativismo e outros arranjos comunitários, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Manejo dos Agroecossistemas, Políticas Públicas e fomento, Resiliência Socioecológica e Mudanças Ambientais, Terra, Território e Ancestralidade
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Institucional
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Homens (Cis/Trans)
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Não é possível aferir
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Extensionistas rurais e técnicas/os, Juventudes, Movimentos sociais, Neorrurais, Pesquisadoras/es, Povos e Comunidades Tradicionais
Identifique qual(is) o(s) povo(s) e comunidade(s) tradicional(is) participa(m) da construção desta experiência:
Comunidades de fundos e fechos de pasto, Outros
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Alteração no calendário de chuvas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Desaparecimento de espécies e variedades vegetais nativas, Desaparecimento de espécies e variedades animais nativas, Desaparecimento de espécies e variedades vegetais agrícolas, Desaparecimento de espécies e variedades animais (criação animal), Aumento de plantas espontâneas
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 5 anos
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim
Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Matas, Campos e várzeas
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)
Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Manejo da água, Conservação do solo, Diversificação e consórcio de culturas, Produção de alimentos saudáveis, Salvaguarda de raças crioulas de animais, Pecuária sustentável, Tração animal
Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Criação de Planos de Gestão de Risco, Engajamento da juventude e defesa das futuras gerações, Assessoria e suporte à comunidades vulneráveis, Democratização e ampliação do acesso político de grupos minoritários a espaços de poder, Organização de grupos e comunidades, Pesquisa, produção e comunicação de informações qualificadas
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Não
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Estratégia corpo-a-corpo de comunicação, Produção de matérias, Divulgação nas redes sociais, Produção de artigos acadêmicos, Produção de livro ou cartilha
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram, Whatsapp
Indique o link do site:
https://www.instagram.com/caesdepastoreio.rural?igsh=NDZubXN2cGQweTVz
Indique nome de usuário ou link do Instagram:
CÃES DE PASTOREIO DA RURAL
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Combate (ou combateu) à desinformação
Anexos
Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
https://cadernos.aba-agroecologia.org.br/cadernos/article/view/9950
https://cadernos.aba-agroecologia.org.br/cadernos/article/view/9538
https://portal.ufrrj.br/palestra-sobre-manejo-de-rebanhos-com-caes-de-pastoreio-une-estudantes-e-publico-externo-no-ia/
https://drive.google.com/file/d/1lcfvizWrgNV1hoAsUbzJXnzlLbE17BSK/view