Lebem Eco: Plantando saberes, regenerando o futuro

Identificação geral da experiência

Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Lebem Eco: Plantando saberes, regenerando o futuro

Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
O Projeto Lebem Eco: Plantando sementes, regenerando o futuro visa a regeneração de 10.000 m² de Mata Atlântica e a promoção de educação ambiental, principalmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O projeto tem como objetivo geral integrar a recuperação ambiental com a educação socioecológica, criando um impacto positivo duradouro tanto no ecossistema quanto na sociedade. Os principais objetivos do programa incluem:
Regenerar uma área de 10.000 m² da Mata Atlântica;
Criar um ecossistema de aprendizagem com elementos ecológicos educativos;
Oferecer cursos, workshops e oficinas gratuitas sobre ecologia e sustentabilidade;
Promover o turismo ecológico inclusivo trazendo sustentabilidade econômica ao projeto a longo prazo;
Desenvolver tecnologias ecológicas locais, de baixo custo e replicáveis.
​O benefício desta ação é multifacetado, abrangendo aspectos ambientais e sociais. A regeneração da Mata Atlântica contribuirá para a conservação da biodiversidade, sequestro de carbono e proteção de serviços ambientais essenciais como nascentes e córregos existentes no território do Lebem e entorno. Simultaneamente, a educação ambiental e as oportunidades de treinamento oferecidas às comunidades vulneráveis ​​promoverão a inclusão social, a segurança alimentar, o desenvolvimento de habilidades sustentáveis e conscientização. Este projeto busca criar um modelo de desenvolvimento sustentável e inclusivo, alinhado com iniciativas globais como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, contribuindo para uma sociedade mais justa, igualitária e comprometida com a preservação do meio ambiente.

Estado da experiência:
São Paulo (SP)

Município e Estado da experiência:
Ribeirão Pires (SP)

Abrangência da experiência:
Local (bairro/comunidade ou similar)

Onde a experiência está localizada?
em área periurbana (na transição entre o rural e o urbano)

Em que ano se iniciou a experiência?
2023

A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento

A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim

A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Não

Qual o foco prioritário da experiência?
Iniciativas de construção do conhecimento

Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?
Atividades de formação e capacitação

A experiência pode ser associada a quais temas?
Agricultura Urbana e Periurbana, Agrotóxicos e Transgênicos, Águas e Saneamento, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Arte, Cultura e Comunicação, Biodiversidade e Bens Comuns, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Juventudes, Manejo dos Agroecossistemas, Resiliência Socioecológica e Mudanças Ambientais, Terra, Território e Ancestralidade

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?
Institucional

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Homens (Cis/Trans)

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Brancos

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Urbanas/os, Crianças, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Integrantes de ONGs e profissionais autônomos, Juventudes, Outros

Qual(is) outro(s)?
Moradores de comunidades urbanas periféricas

Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios

O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Não

Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Perda de produção, Aumento das chuvas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Alagamento de áreas, Desaparecimento de espécies e variedades vegetais nativas, Desaparecimento de espécies e variedades animais nativas

Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 20 anos

Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Não é possível aferir

Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas

A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim

Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Matas, Rios, Lagoas

A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim

Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)

Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Manejo da água, Fossa bananeira, Compostagem, Tratamentos ecológicos de esgoto doméstico (biofossas, fossa ecológica, círculo de bananeira etc), Conservação do solo, Diversificação e consórcio de culturas, Cisternas e captação de água de chuva, Drenagem e enfrentamento a enchentes, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis, Salvaguarda de sementes, Jardins de chuva, Gestão ambientalmente adequada de resíduos sólidos secos (separação para coleta seletiva e reciclagem)

Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Engajamento da juventude e defesa das futuras gerações, Cuidados à saúde, Organização de grupos e comunidades, Pesquisa, produção e comunicação de informações qualificadas

Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Não

Políticas Públicas e financiamento

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim

Comunicação

A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim

Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Estratégia corpo-a-corpo de comunicação, Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais

Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não

Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Site, Instagram, Whatsapp

Indique o link do site:
www.lebe.org

Indique nome de usuário ou link do Instagram:
@lebem.org.br

As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim

Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Combate (ou combateu) à desinformação, Contribui (ou contribuiu) para a captação de recursos

Anexos

Anexe projetos, trabalhos científicos, divulgação ou outros documentos que achar importante.

Informativo Lebem Eco #1

Informativo Lebem Eco #2

Anexe fotos para representar a experiência:

Vivência ecopedagógica com jovens

Curso Jardins Agroecológicos

Oficina Tintas Naturais

Curso Bioconstrução

Oficina Abelhas Nativas

Oficina Compostagem

Oficina Agrofloresta

trilha ecopedagógica Parque Caminhos do Mar