ATER Agroecológica: Experiências da Agricultura Familiar no Sertão Produtivo e Chapada Diamantina
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
ATER Agroecológica: Experiências da agricultura familiar no Sertão Produtivo e Chapada Diamantina
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
A experiência relata o universo de 540 famílias agricultoras atendidas pelo projeto ATER Agroecologia nos municípios de Dom Basílio e Livramento de Nossa Senhora, localizados no Território Sertão Produtivo, e no município de Rio de Contas, no Território Chapada Diamantina. As atividades foram desenvolvidas ao longo do período de 2020 a 2023, sendo elas: Reunião de Articulação com Parceiros, Reuniões de Mobilização e Seleção de Famílias, Diagnósticos da Unidade Produtiva Familiar, Diagnóstico Comunitário Participativo, Caracterização dos agroecossistemas para 10% das famílias, Planejamento Comunitário, Oficinas e Cursos com atividades teóricas e práticas sobre Convivência com o Semiárido, Gerenciamento da Propriedade, Processos de Produção Agrícola e Agrosilvopastoril, Formas de Comercialização e Beneficiamento dos Produtos da Agricultura Familiar, Segurança Alimentar e Nutricional, Programas de Auxílio à Agricultura Familiar, Plano de Segurança do Trabalho Rural, Sistema Agroflorestal, seguindo os princípios da Agroecologia. A sistematização da experiência destaca a importância de uma assistência técnica e extensão rural agroecológica que seja de qualidade, contínua e voltada para o fortalecimento da agricultura familiar, ressaltando a agroecologia como estratégia de enfrentamento às emergências climáticas.
Estado da experiência:
Bahia (BA)
Município e Estado da experiência:
Livramento de Nossa Senhora (BA)
Abrangência da experiência:
Intermunicipal - até 4 municípios
Quais municípios esta experiência abrange?
Dom Basílio (BA), Livramento de Nossa Senhora (BA), Rio de Contas (BA)
Onde a experiência está localizada?
no meio rural
Em que ano se iniciou a experiência?
2020
A experiência está ativa?
Não, já foi finalizada
Em qual ano foi finalizada?
2023
Qual outro?
O tempo do contrato foi de 3 anos (set/2020 a set/2023)
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim
Qual o foco prioritário da experiência?
Iniciativas de construção do conhecimento
Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?
Atividades de formação e capacitação
A experiência pode ser associada a quais temas?
Agrotóxicos e Transgênicos, Águas e Saneamento, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Biodiversidade e Bens Comuns, Construção social de Mercados, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Juventudes, Manejo dos Agroecossistemas, Mulheres e Feminismos, Políticas Públicas e fomento, Resiliência Socioecológica e Mudanças Ambientais
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Comunitária
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Brancos
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Extensionistas rurais e técnicas/os, Movimentos sociais, Povos e Comunidades Tradicionais
Identifique qual(is) o(s) povo(s) e comunidade(s) tradicional(is) participa(m) da construção desta experiência:
Caatingueiros, Comunidades quilombolas
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Perda de produção, Diminuição das chuvas, Alteração no calendário de chuvas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Erosão do solo, Aumento de doenças nas plantas (moscas, protozoários, fungos etc), Aumento de doenças nas criações animais, Piora na qualidade do ar
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 5 anos
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim
Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Matas, Rios, Lagoas, Açudes, Campos e várzeas
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)
Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Manejo da água, Compostagem, Tratamentos ecológicos de esgoto doméstico (biofossas, fossa ecológica, círculo de bananeira etc), Conservação do solo, Convivência com o semiárido, Diversificação e consórcio de culturas, Cisternas e captação de água de chuva, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis
Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Engajamento da juventude e defesa das futuras gerações, Organização de grupos e comunidades, Pesquisa, produção e comunicação de informações qualificadas
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim
Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
Os grupos que protagonizam o enfrentamento às mudanças climáticas atuam com base na agroecologia, enfatizando a importância da proteção territorial, da mobilização política, da educação ambiental, do uso de tecnologias sociais, das redes de solidariedade e luta por justiça climática. As estratégias utilizadas combinam saberes tradicionais, inovação comunitária e resistência política para construir um futuro sustentável e justo.
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Sim
Qual(is) política(s) acessa?
Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e outras Tecnologias Sociais de Acesso à Água (Programa Cisternas), Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, Programa Nacional da Agricultura Familiar (PRONAF)
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Estratégia corpo-a-corpo de comunicação, Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de matérias, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais, Produção de livro ou cartilha
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Sim
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
E-mail institucional, Instagram, Facebook, Whatsapp, YouTube, Rádio, Feiras, Reuniões nas comunidades
Indique o link do site:
no momento a Asamil está desenvolvendo seu site
Indique o e-mail institucional:
contato@asamil.org
Indique nome de usuário ou link do Instagram:
@asamillivramento
Indique nome de usuário ou link do Facebook:
@asamillivramento
Indique o link do YouTube:
@asamillivramento
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Contribui (ou contribuiu) com as ações de elaboração de políticas públicas
Anexos
Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
https://www.instagram.com/asamillivramento/#
https://www.youtube.com/@ASAMILLivramento
Anexe projetos, trabalhos científicos, divulgação ou outros documentos que achar importante.
Anexe fotos para representar a experiência: