Desenvolvimento social e geração de renda no distrito de Taquara Verde por meio da conservação e valorização da Floresta Nacional de Caçador
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Desenvolvimento social e geração de renda no distrito de Taquara Verde por meio da conservação e valorização da Floresta Nacional de Caçador
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
O distrito de Taquara Verde possui mais 1500 habitantes da cultura cabocla do Contestado, na sua maioria, trabalhadores sazonais do campo. Entretanto, o afastamento do poder público, o qual prioriza investimentos na região central, torna cada vez mais precária a oferta de serviços públicos. A maior parte da população possui alta vulnerabilidade social, devido à baixa renda, falta de oportunidades de trabalho e alta incidência da violência familiar. A comunidade fica situada no meio da área da Floresta Nacional de Caçador e os moradores tradicionalmente têm como importante fonte de renda a coleta do pinhão nesta área. Alguns municípios da região organizaram os produtores para a extração das pinhas, desta forma, aumentando a eficiência da colheita, conseguem coletar milhares de toneladas de pinhão para abastecer grande parte do mercado regional e nacional. Assim sendo, obtém maior lucro ao vender o pinhão já no início da safra a um preço maior. Com o mercado abastecido, o preço de comercialização cai rapidamente pela metade já no primeiro mês. Isto afeta diretamente os coletores tradicionais agroecológicos que se abastecem somente dos pinhões maduros debulhados, não possuem propriedades e necessitam desta renda para subsistência. Portanto, com vistas a superação desta situação problema, este projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento social e a geração de renda no distrito de Taquara Verde por meio da conservação e valorização da Floresta Nacional de Caçador. Para o cumprimento deste, tem-se os seguintes objetivos específicos: estruturação de uma pequena cozinha de processamento de pinhão; estruturação de trilhas de visitação para o Turismo Rural Comunitário (TRC), incluindo os coletores de pinhão e outras possibilidade de ganhos. Assim, busca-se um incremento na renda e estruturação do turismo comunitário, não dependendo de uma atividade única. Além dos produtos de pinhão, a FLONA deve ser utilizada pelos coletores de pinhão para a recepção de visitantes para as trilhas ecológicas e pedagógicas. A comunidade de Taquara Verde possui uma cultura tradicional ligada à história do Contestado, ao situar tal comunidade no seu território, em seu lugar simbólico de pertencimento, uma comunidade que congrega crenças, valores, experiências e conhecimentos é fortalecida. É por meio dessa capacidade em se situar que será possível definir soluções reais, levando a formação da cidadania ativa e como consequência levando ao desenvolvimento socioeconômico.
Estado da experiência:
Santa Catarina (SC)
Município e Estado da experiência:
Caçador (SC)
Abrangência da experiência:
Local (bairro/comunidade ou similar)
Onde a experiência está localizada?
em área periurbana (na transição entre o rural e o urbano)
Em que ano se iniciou a experiência?
2024
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim
Qual o foco prioritário da experiência?
Produção e beneficiamento
Qual o destino da produção?
Autoconsumo, Comercialização
Quais as principais formas de comercialização?
Feira, Grupos de consumo e CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura), Pontos de venda eventuais (barracas avulsas, venda em carro e na estrada)
A experiência pode ser associada a quais temas?
Agricultura Urbana e Periurbana, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Arte, Cultura e Comunicação, Biodiversidade e Bens Comuns, Campesinato, Povos, Comunidades Tradicionais e outros modos de vida, Construção social de Mercados
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Comunitária
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Povos e Comunidades Tradicionais
Identifique qual(is) o(s) povo(s) e comunidade(s) tradicional(is) participa(m) da construção desta experiência:
Caboclos, Extrativistas
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Aumento das chuvas, Aumento da temperatura
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 5 anos
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim
Quais bens comuns da natureza?
Florestas
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)
Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Engajamento da juventude e defesa das futuras gerações, Assessoria e suporte à comunidades vulneráveis, Organização de grupos e comunidades, Pesquisa, produção e comunicação de informações qualificadas
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Não
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Não
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Estratégia corpo-a-corpo de comunicação, Divulgação nas redes sociais
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram, Whatsapp, Reuniões nas comunidades
Indique o link do site:
https://www.instagram.com/atav.us/
Indique nome de usuário ou link do Instagram:
https://www.instagram.com/atav.us/
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Não