
Vitrine Agroecológica
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Vitrine Agroecológica
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
Em uma área de cerca de 2,0 hectares no setor de fitotecnia da Apta Regional de Pindamonhangaba, SP, diversas pesquisas são desenvolvidas com enfoque no resgate de plantas negligenciadas (PANC - Plantas Alimentícias Não Convencionais) em sistemas de produção agroecológica, que englobam os SAF - sistemas agroflorestais, aleias/cerca viva, uso e manejo de adubos verdes, consórcios de culturas, entre outros. Na área de restauração, uma área de muvuca de sementes vem sendo estudada com enfoque de restauração produtiva, incluindo elementos da sociobiodiversidade, como o uso da bananeira e frutas nativas, em relação ao protocolo de restauração ecológica. A Vitrine Agroecológica vem sendo construída com a participação popular, dos quais os campesinos da reforma agrária, agricultura familiar e produtores rurais são os mais frequentes. A vitrine agroecológica recebe organizações do terceiro setor (MST, Rede Agroflorestal, OSCIP e ONG) que realizam atividades em mutirão com a metodologia 'aprender fazendo'. Em uma laboratório anexo, intitulado 'Cozinha experimental', são realizadas oficinas e pesquisas sobre o aproveitamento de diversas espécies negligenciadas, tais como araruta, carás, inhames, frutas nativas diversas como juçara, uvaia, grumixama e outras.
Estado da experiência:
São Paulo (SP)
Município e Estado da experiência:
Pindamonhangaba (SP)
Abrangência da experiência:
Regional Interestadual - até 4 estados
Quais estados esta experiência abrange?
MG, RJ, SP
Onde a experiência está localizada?
em área periurbana (na transição entre o rural e o urbano)
Em que ano se iniciou a experiência?
2010
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim
Qual o foco prioritário da experiência?
Iniciativas de construção do conhecimento
Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?
Grupo de pesquisa
A experiência pode ser associada a quais temas?
Agricultura Urbana e Periurbana, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Arte, Cultura e Comunicação, Biodiversidade e Bens Comuns, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Manejo dos Agroecossistemas, Políticas Públicas e fomento, Resiliência Socioecológica e Mudanças Ambientais, Terra, Território e Ancestralidade
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Institucional
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Brancos
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Agricultoras/es sem terra, Agricultoras/es Urbanas/os, Agricultores/as não-familiares, Apicultoras/es e meliponicultoras/es, Crianças, Neorrurais
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma consolidada
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Perda de produção, Diminuição das chuvas, Aumento das chuvas, Alteração no calendário de chuvas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Deslizamento de áreas, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Alagamento de áreas, Aumento de plantas espontâneas, Piora na qualidade do ar
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 10 anos
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Não
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)
Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Manejo da água, Compostagem, Conservação do solo, Diversificação e consórcio de culturas, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis, Salvaguarda de sementes, Manutenção de Reserva Legal e APP
Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Assessoria e suporte à comunidades vulneráveis, Organização de grupos e comunidades, Pesquisa, produção e comunicação de informações qualificadas
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim
Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
Esse grupo tem atuado de maneira articulada em redes de cooperação (redes sociais e ações presenciais) em defesa do território. Isso está acontecendo no presente momento para evitar que uma termelétrica seja instalada no município de Jacareí, SP.
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Sim
Qual(is) política(s) acessa?
Programa de Fortalecimento e Ampliação das Redes de Agroecologia, Extrativismo e Produção Orgânica (Programa Ecoforte)
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais, Produção de revista, Produção de artigos acadêmicos, Produção de livro ou cartilha
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Sim
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Whatsapp, Outros
Indique qual(is) outro(s) canais de comunicação e o link de acesso para eles:
https://www.sescsp.org.br/editorial/a-rede-agroflorestal-do-vale-do-paraiba-em-tempos-outros/
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Contribui (ou contribuiu) com as ações de elaboração de políticas públicas, Contribui (ou contribuiu) para a captação de recursos
Anexos
Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
https://www.researchgate.net/publication/384503593_Sistemas_agroflorestais_experiencias_no_ambito_da_APTA_Agroforestry_systems_experiences_within_APTA
https://drive.google.com/file/d/1OoL7rM7F5qsg3OQY6P52xlVbpPj7rJDN/view
https://redeagroflorestalvaledoparaiba.blogspot.com/
Anexe projetos, trabalhos científicos, divulgação ou outros documentos que achar importante.
Anexe fotos para representar a experiência: