Plano Popular Alternativo ao Desenvolvimento (PPAD)
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Plano Popular Alternativo ao Desenvolvimento (PPAD)
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
O Plano Popular Alternativo ao Desenvolvimento (PPAD) surge junto ao Processo Formativo do Autogestão, impulsionado pelo Instituto PACS. É oriundo de um projeto realizado pelo PACS que trazia a ideia de construção de um plano para questionar o modelo de desenvolvimento hegemônico a partir dos saberes e práticas populares, com o enraizamento territorializado e a autonomia coletiva como horizonte. A proposta se desdobra, originalmente, em três aspectos principais: inserção e acompanhamento das experiências locais; formação continuada com caráter de aglutinação em torno do tema (cursos e encontros Autogestão); construção do plano popular de alternativas ao desenvolvimento. A partir dessa proposta, o PPAD visa potencializar, subsidiar, visibilizar e articular as alternativas autogestionárias populares e territoriais já existentes. Participam mais de 30 coletividades (dentre movimentos sociais, coletivos, hortas e outros), de 7 estados brasileiros (RJ, MG, SP, BA, PE, MA, PA).
Estado da experiência:
Rio de Janeiro (RJ)
Município e Estado da experiência:
Rio de Janeiro (RJ)
Abrangência da experiência:
Nacional - 5 ou mais estados
Onde a experiência está localizada?
não se aplica
Em que ano se iniciou a experiência?
2015
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Não
Qual o foco prioritário da experiência?
Iniciativas de construção do conhecimento
Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?
Outro
Qual outro?
Coletivo que reúne movimentos sociais e outras coletividades
A experiência pode ser associada a quais temas?
Agricultura Urbana e Periurbana, Águas e Saneamento, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Arte, Cultura e Comunicação, Campesinato, Povos, Comunidades Tradicionais e outros modos de vida, Economia Solidária e outras economias, Impactos das grandes obras, empreendimentos e outras violências, Juventudes, Mulheres e Feminismos, Resiliência Socioecológica e Mudanças Ambientais, Terra, Território e Ancestralidade
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Em rede
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Mulheres (Cis/Trans)
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Agricultoras/es sem terra, Agricultoras/es Urbanas/os, Assentadas/os de Reforma Agrária, Comunidade LGBTQIAPN+, Grupos atingidos por grandes empreendimentos, Integrantes de ONGs e profissionais autônomos, Juventudes, Movimento de mulheres/feminista, Movimentos sociais, Pesquisadoras/es, Povos e Comunidades Tradicionais, Povos Indígenas
Identifique qual(is) o(s) povo(s) e comunidade(s) tradicional(is) participa(m) da construção desta experiência:
Caiçaras, Comunidades quilombolas, Outros, Povos e comunidades de terreiro ou povos e comunidades de matriz africana, Povos indígenas, Quebradeiras de coco babaçu
Identifique qual(is) povo(s) indígena(s) participa(m) da construção desta experiência.
Gamela, Xukuru
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma consolidada
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Perda de produção, Diminuição das chuvas, Aumento das chuvas, Alteração no calendário de chuvas, Chuvas extremas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Maiores distâncias para acesso à água, Deslizamento de áreas, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Alagamento de áreas, Desertificação, Piora na qualidade do ar
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Não é possível aferir
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Não é possível aferir
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Não
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)
Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Engajamento da juventude e defesa das futuras gerações, Assessoria e suporte à comunidades vulneráveis, Organização de grupos e comunidades, Pesquisa, produção e comunicação de informações qualificadas
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Não
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Produção de matérias, Produção de vídeos, Produção de podcast, Divulgação nas redes sociais, Produção de livro ou cartilha
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Sim
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Site, Instagram, YouTube
Indique o link do site:
http://ppad.org.br/
Indique nome de usuário ou link do Instagram:
https://www.instagram.com/institutopacs/
Indique o link do YouTube:
www.youtube.com/@PACSInstituto
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Contribui (ou contribuiu) com as ações de elaboração de políticas públicas, Combate (ou combateu) à desinformação, Contribui (ou contribuiu) para a captação de recursos