Sistemas agroflorestais

Identificação geral da experiência

Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Sistemas agroflorestais

Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
A implantação começou no ano de 1996, com a roça no toco, também conhecida como corte e queima. Depois, foi sendo conduzida com consórcios de espécies nativas, frutíferas, madeireiras e medicinais. O sistema serve como espaço coletivo de vivência e modelo para que outros espaços também sejam construídos. É um trabalho de base familiar, que inclui preservação das sementes crioulas, construção de viveiros para a reposição das espécies, manejo das águas e do solo, roças agroecológicas, adubação verde, realização de encontros e intercâmbios, produção de alimentos para a base familiar, além da troca e comercialização nos programas PAA e PNAE e em feiras livres

Estado da experiência:
Maranhão (MA)

Município e Estado da experiência:
Peritoró (MA)

Abrangência da experiência:
Municipal - 1 município

Onde a experiência está localizada?
no meio rural

Em que ano se iniciou a experiência?
1996

A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento

A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim

A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim

Qual o foco prioritário da experiência?
Conservação e convivência com os territórios (campos, florestas, matas, rios e outros)

Como a experiência de conservação e convivência com os territórios (campos, florestas, matas, rios e outros) pode ser identificada?
Sistemas agroflorestais

A experiência pode ser associada a quais temas?
Campesinato, Povos, Comunidades Tradicionais e outros modos de vida

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?
Familiar

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Mulheres (Cis/Trans)

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Pretos

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Crianças, Juventudes, Povos e Comunidades Tradicionais, Sindicalistas

Identifique qual(is) o(s) povo(s) e comunidade(s) tradicional(is) participa(m) da construção desta experiência:
Comunidades quilombolas, Extrativistas, Quebradeiras de coco babaçu

Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios

O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma consolidada

Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Diminuição das chuvas, Alteração no calendário de chuvas, Chuvas extremas, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Aumento de doenças nas plantas (moscas, protozoários, fungos etc), Piora na qualidade do ar

Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 5 anos

Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim

Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas

A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim

Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Florestas, Matas, Rios, Lagoas, Açudes

A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim

Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc)

Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Caixas cheias (recuperação e manejo de brejos e áreas alagadas), Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Manejo da água, Conservação do solo, Diversificação e consórcio de culturas, Drenagem e enfrentamento a enchentes, Produção de alimentos saudáveis, Salvaguarda de sementes, Manutenção de Reserva Legal e APP, Gestão ambientalmente adequada de resíduos sólidos secos (separação para coleta seletiva e reciclagem)

Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim

Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
Mulheres e jovens; troca de experiências; intercâmbios; realização de oficinas; bancos de sementes crioulas; seminários; produção de podcasts; encontros estaduais.

Políticas Públicas e financiamento

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Sim

Qual(is) política(s) acessa?
Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim

Comunicação

A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim

Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Organização de rede de comunicadoras/es populares, Produção de matérias, Produção de vídeos, Produção de podcast, Divulgação nas redes sociais, Produção de artigos acadêmicos, Produção de livro ou cartilha

Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Sim

Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Site, Instagram, Whatsapp, TikTok, Feiras

Indique o link do site:
https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1122783/o-novo-reforco-na-producao-agroflorestal-de-domingos-mariano-e-ivanilde-quilombo-sao-bento-do-juvenal-peritoro-ma

Indique nome de usuário ou link do Instagram:
wanna_mariano

Indique o link do TikTok:
https://www.tiktok.com/@ivanessaramos2?_t=ZM-8wkX92yZeY2&_r=1

As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim

Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Combate (ou combateu) à desinformação, Contribui (ou contribuiu) para a captação de recursos

Anexos

Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1122783/o-novo-reforco-na-producao-agroflorestal-de-domingos-mariano-e-ivanilde-quilombo-sao-bento-do-juvenal-peritoro-ma.
https://agenciaeconordeste.com.br/matopiba/agroecologia-contrasta-com-agronegocio-no-maranhao/
Veja o que eu compartilhei: Projeto de agroecologia da ActionAid leva independência financeira para mulheres no interior do Maranhão @Navegador Mi | https://www.actionaid.org.br/fique-por-dentro/noticias/projeto-de-agroecologia-da-actionaid-leva-independencia-financeira-para-mulheres-no-interior-do-maranhao/
https://open.spotify.com/episode/7wR3TkomE3twpmEBK9bBYw?si=UtGJiEvmQmu82ngC4f8NRA

Anexe projetos, trabalhos científicos, divulgação ou outros documentos que achar importante.

Mestres do Agroextrativismo no Mearim

Relato de experiência

Anexe fotos para representar a experiência:

manejo das aguas

Francy Monteles

viveiro de mudas

Ivanessa Ramos Mariano

multirão para manejo de Saf´s

samara Moraes

doação de mudas

Maria Ivanilde Correa Ramos