Agricultura participativa

Identificação geral da experiência

Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Agricultura participativa

Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
O projeto de Agricultura Participativa surgiu em 2020, no contexto do Centro de Treinamento Agroflorestal do MUSA (Manaus), como parte das ações do coletivo Arte & amp; Escola na Floresta. A proposta busca fortalecer o vínculo entre campo e cidade por meio da agroecologia e da cultura alimentar amazônica. Realizam-se vivências mensais com oficinas práticas de plantio, colheita, preparação coletiva de alimentos com PANC, rodas de conversa e experimentação de tecnologias sociais. Participam agricultoras/es, estudantes, artistas, nutricionistas e moradores urbanos. O projeto promoveu maior valorização das práticas agroecológicas, ampliação do uso de PANC na alimentação e fortalecimento de redes entre campo e cidade. A produção local foi escoada em cestas e feiras, e novas áreas agroflorestais foram implantadas com participação comunitária. A experiência contribui para a formação de uma comunidade engajada na soberania alimentar, no combate à insegurança alimentar e na educação ambiental. O projeto se mostra replicável, sensível ao contexto amazônico e relevante frente aos desafios climáticos e sociais da região.

Estado da experiência:
Amazonas (AM)

Município e Estado da experiência:
Manaus (AM)

Abrangência da experiência:
Intermunicipal - até 4 municípios

Quais municípios esta experiência abrange?
Careiro (AM), Iranduba (AM), Manacapuru (AM), Manaus (AM), Novo Airão (AM), Rio Preto da Eva (AM)

Onde a experiência está localizada?
em área periurbana (na transição entre o rural e o urbano)

Em que ano se iniciou a experiência?
2020

A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento

A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim

A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim

Qual o foco prioritário da experiência?
Iniciativas de construção do conhecimento

Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?
Atividades de formação e capacitação

A experiência pode ser associada a quais temas?
Agricultura Urbana e Periurbana, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Arte, Cultura e Comunicação, Biodiversidade e Bens Comuns, Construção social de Mercados, Economia Solidária e outras economias, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Juventudes, Manejo dos Agroecossistemas, Mulheres e Feminismos, Políticas Públicas e fomento, Resiliência Socioecológica e Mudanças Ambientais, Terra, Território e Ancestralidade

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?
Associativa/Cooperativa

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Não é possível aferir

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Assentadas/os de Reforma Agrária, Consumidoras/es, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Extensionistas rurais e técnicas/os, Integrantes de ONGs e profissionais autônomos, Juventudes, Movimentos sociais, Pesquisadoras/es, Povos Indígenas, Sindicalistas

Identifique qual(is) povo(s) indígena(s) participa(m) da construção desta experiência.
Desana, Kambeba, Ticuna, Tukano

Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios

O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial

Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Perda de produção, Chuvas extremas, Aumento da temperatura, Alagamento de áreas, Erosão do solo, Piora na qualidade do ar

Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 5 anos

Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Não é possível aferir

Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas

A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Não

A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim

Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Energia (eólica, solar etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)

Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Manejo de solo, Fogões ecológicos, Fossa bananeira, Compostagem, Cisternas e captação de água de chuva

Quais são as práticas relativas à energia que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Não utiliza este tipo de práticas

Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Engajamento da juventude e defesa das futuras gerações, Democratização e ampliação do acesso político de grupos minoritários a espaços de poder, Organização de grupos e comunidades

Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Não

Políticas Públicas e financiamento

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim

Comunicação

A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Não

Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais, Produção de artigos acadêmicos, Assessoria de imprensa

Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não

Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
E-mail institucional, Instagram, Facebook, Whatsapp, YouTube, Feiras, Reuniões nas comunidades

Indique o link do site:
www.terakuno.org

Indique o e-mail institucional:
nora@terakuno.org

Indique nome de usuário ou link do Instagram:
@arteescolanaflorerata

Indique nome de usuário ou link do Facebook:
arte escola na floresta

Indique o link do YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=AJOQo4KQTsw

As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim

Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Combate (ou combateu) à desinformação, Contribui (ou contribuiu) para a captação de recursos

Anexos

Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
@arteescolanafloresta

Anexe projetos, trabalhos científicos, divulgação ou outros documentos que achar importante.

Cadernos de Agroecologia – ISSN 2236-7934 - Anais do XII Congresso Brasileiro de Agroecologia, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - v. 19, n. 1, 2024

Anexe fotos para representar a experiência:

Oficina de tingimento natural

Nora Hauswirth

Comida PANC

Nora Hauswirth

Atividade na horta coletiva

Nora Hauswirth

Oficina de boas praticas agroecologicos

Nora Hauswirth