Semendo Agroecologia no Sertão Pernambucano
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Semendo Agroecologia no Sertão Pernambucano
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
A realização execução do projeto foi de forma interdisciplinar, buscando o desenvolvimento institucional e regional, contemplando a produção de alimentos e a gestão dos projetos sociais. Foi instalado o Núcleo de Estudos Agroecológicos e Produção Orgânica – NEA´s, onde proporcionamos a comunidade interna e externa, técnicas e alternativas agroecológicas sustentáveis em âmbito geral, para melhoria da qualidade de vida, uso racional da caatinga, produção de alimentos, gestão de resíduos, produção de biogás, gestão de água e manejo na criação de animais. O presente projeto teve como objetivo geral implantar e estruturar o NEA no IF Sertão - PE, Campus Floresta.
Estado da experiência:
Pernambuco (PE)
Município e Estado da experiência:
Floresta (PE)
Abrangência da experiência:
Municipal - 1 município
Onde a experiência está localizada?
em área periurbana (na transição entre o rural e o urbano)
Em que ano se iniciou a experiência?
2016
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Não
Qual o foco prioritário da experiência?
Gestão de resíduos sólidos orgânicos (compostagem)
A experiência pode ser associada a quais temas?
Campesinato, Povos, Comunidades Tradicionais e outros modos de vida
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Institucional
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Não é possível aferir
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Não é possível aferir
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Extensionistas rurais e técnicas/os, Gestoras/es públicos, Pesquisadoras/es, Povos e Comunidades Tradicionais, Povos Indígenas
Identifique qual(is) o(s) povo(s) e comunidade(s) tradicional(is) participa(m) da construção desta experiência:
Comunidades quilombolas, Povos indígenas
Identifique qual(is) povo(s) indígena(s) participa(m) da construção desta experiência.
Pankará
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma consolidada
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Perda de produção, Diminuição das chuvas, Alteração no calendário de chuvas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Desertificação, Piora na qualidade do ar
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 10 anos
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim
Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Florestas
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc)
Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Manejo da água, Biodigestor com produção de biogás, Convivência com o semiárido, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis, Recaatingamento, Pecuária sustentável
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim
Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
Com experiências territóriais.
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Sim
Qual(is) política(s) acessa?
Outra
Qual(is) outra(s)?
Edital do CNPq/NEA
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Organização de rede de comunicadoras/es populares, Estratégia corpo-a-corpo de comunicação, Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de matérias, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais, Produção de livro ou cartilha
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
E-mail institucional, Instagram, Whatsapp, Feiras, Reuniões nas comunidades
Indique o link do site:
www.ifsertao-pe.edu.br
Indique o e-mail institucional:
iran.torquato@ifsertao-pe.edu.br
Indique nome de usuário ou link do Instagram:
https://www.instagram.com/neaclimaifsertaopefloresta?igsh=NjFnNDFxMXZvZG1n
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Contribui (ou contribuiu) com as ações de elaboração de políticas públicas, Combate (ou combateu) à desinformação, Contribui (ou contribuiu) para a captação de recursos
Anexos
Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
https://www.instagram.com/neaclimaifsertaopefloresta?igsh=NjFnNDFxMXZvZG1n
Anexe fotos para representar a experiência: