Horta agroecológica do programa de sustentabilidade da Aldeia da Fraternidade
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Horta agroecológica do programa de sustentabilidade da Aldeia da Fraternidade
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
O programa de sustentabilidade da Instituição Aldeia da Fraternidade atende cerca de 400 crianças. Todas as crianças da Instituição, desde a educação infantil até o último ano do ensino fundamental, têm atividades socioambientais semanais realizadas na horta agroecológica da instituição. O programa de sustentabilidade se sustenta na compreensão de uma educação ambiental crítica e contracolonial se apoiando na natureza para debater e envolver as crianças nas temáticas sobre soberania alimentar, racismo alimentar e ambiental, desigualdade social, história dos alimentos, poesia, alfabetização na horta, arte na natureza, igualdade de gênero, entre outros...
Entendemos que a horta é pedagógica e temos observado que esse espaço cheio de biodiversidade (dentro da cidade de Porto Alegre) e desemparedado é, possivelmente, a opção mais saudável de ensino aprendizagem nesses tempos de caos.
Além de todas as crianças da Instituição serem atendidas semanalmente na horta agroecológica, também estamos realizando uma orientação socioambiental para todos os outros programas de educação e assistência da instituição. Apoiando na compreensão da natureza de aprendizagem da criança.
Desde abril desse ano também estamos recebendo crianças com diagnóstico neurodivergentes, que são atendidas na instituição, para passarem 45 minutos na horta em atividades de plantio, colheita, observação da natureza, arte. Como um projeto piloto os professores e professoras têm percebido a melhora na organização emocional e tranquilidade das crianças quando retornam para a sala de aula.
A cada plantio e colheita... festejamos! Acreditamos na Alegria como parte da agroecologia. Nosso objetivo maior é que as experiências na horta possa manter o encantamento nos corpos das crianças.
Estado da experiência:
Rio Grande do Sul (RS)
Município e Estado da experiência:
Porto Alegre (RS)
Abrangência da experiência:
Local (bairro/comunidade ou similar)
Onde a experiência está localizada?
no meio urbano em cidades médias (com mais de 50 mil habitantes)
Em que ano se iniciou a experiência?
2017
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Não
Qual o foco prioritário da experiência?
Iniciativas de construção do conhecimento
Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?
Grupo de estudantes
A experiência pode ser associada a quais temas?
Agricultura Urbana e Periurbana, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Arte, Cultura e Comunicação, Biodiversidade e Bens Comuns, Campesinato, Povos, Comunidades Tradicionais e outros modos de vida, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Juventudes, Resiliência Socioecológica e Mudanças Ambientais
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Institucional
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Mulheres (Cis/Trans)
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Brancos
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Crianças, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Integrantes de ONGs e profissionais autônomos, Juventudes
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Aumento das chuvas, Alteração no calendário de chuvas, Chuvas extremas, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Alagamento de áreas, Piora na qualidade do ar
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 5 anos
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim
Qual(is) outro(s)?
Prefeito e governador do RS, entre outros políticos que estão de mãos dadas com grandes empresas construtoras e do mercado imobiliário.
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim
Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Sementes, Matas
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)
Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Compostagem, Conservação do solo, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis, Salvaguarda de sementes, Gestão ambientalmente adequada de resíduos sólidos secos (separação para coleta seletiva e reciclagem)
Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Engajamento da juventude e defesa das futuras gerações, Cuidados à saúde, Assessoria e suporte à comunidades vulneráveis
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Não
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Sim
Qual(is) política(s) acessa?
Outra
Qual(is) outra(s)?
CMDCA
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Estratégia corpo-a-corpo de comunicação, Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Sim
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram
Indique o link do site:
https://aldeiadafraternidade.org.br/
Indique nome de usuário ou link do Instagram:
https://www.instagram.com/aldeiadafraternidade?igsh=cXR1Zm95aGcxMzBz
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Contribui (ou contribuiu) com as ações de elaboração de políticas públicas, Contribui (ou contribuiu) para a captação de recursos