Sistema Agroflorestal - SAF/Recaatingamento
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Sistema Agroflorestal - SAF/Recaatingamento
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
A experiência realizada pelo CEDASB, em parceria com a Aliança Terre des Hommes Schweiz, consistiu na capacitação de jovens agricultores camponeses na implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs), com foco no recaatingamento e na sustentabilidade dos territórios. A ação envolveu 30 jovens de três comunidades rurais, sendo elas: a comunidade quilombola do Agreste, em Tremedal, e as comunidades de Bom Sucesso e Tapuio, em Anagé, ambas na Bahia.
A capacitação foi dividida em quatro módulos, combinando teoria, prática e valorização cultural. O primeiro módulo abordou conceitos e vantagens dos SAFs, planejamento e o papel da comunidade. O segundo módulo, realizado em uma unidade produtiva de jovem participante, foi dedicado à aplicação prática, com plantio de mudas, reconhecimento do terreno e valorização da biodiversidade local, sempre aliando saberes técnicos com momentos culturais. O terceiro módulo focou no monitoramento e manejo do sistema, com atividades como poda, adubação e cobertura do solo. Já o quarto e último módulo tratou da revisão do sistema implantado, replantio de espécies e adaptação às condições do semiárido, demonstrando a resiliência do SAF mesmo em períodos de estiagem.
Ao final do processo, os jovens saíram capacitados e as comunidades envolvidas ficaram com sistemas agroflorestais implantados, consolidando a proposta como uma alternativa concreta para a segurança alimentar, a sustentabilidade ambiental e o fortalecimento da agricultura familiar camponesa.
Estado da experiência:
Bahia (BA)
Município e Estado da experiência:
Anagé (BA)
Abrangência da experiência:
Intermunicipal - até 4 municípios
Quais municípios esta experiência abrange?
Anagé (BA), Tremedal (BA)
Onde a experiência está localizada?
no meio rural
Em que ano se iniciou a experiência?
2024
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim
Qual o foco prioritário da experiência?
Conservação da agrobiodiversidade (banco de sementes e viveiros)
A experiência pode ser associada a quais temas?
Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Campesinato, Povos, Comunidades Tradicionais e outros modos de vida, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Juventudes, Manejo dos Agroecossistemas, Resiliência Socioecológica e Mudanças Ambientais
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Familiar
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Mulheres (Cis/Trans)
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Pardos
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Crianças, Educadoras/es e professoras/es, Extensionistas rurais e técnicas/os, Juventudes, Povos e Comunidades Tradicionais
Identifique qual(is) o(s) povo(s) e comunidade(s) tradicional(is) participa(m) da construção desta experiência:
Caatingueiros, Comunidades quilombolas
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Outras
Qual(is) outra(s)?
Melhora a qualidade do solo e do ar, aumenta a biodiversidade da flora e fauna.
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Não é possível aferir
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim
Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Florestas
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc)
Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Conservação do solo, Convivência com o semiárido, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis, Recaatingamento
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim
Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
Juventude rural. A juventude têm replicado a aprendizagem nas comunidades vizinhas.
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Produção de matérias, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Sim
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Site, Instagram, Facebook, Whatsapp
Indique o link do site:
https://cedasb.org.br/
Indique nome de usuário ou link do Instagram:
https://www.instagram.com/cedasb_agroecologia?igsh=amlhYXppbTZjM2J3
Indique nome de usuário ou link do Facebook:
https://www.facebook.com/share/1DxJMjiBPD/
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Combate (ou combateu) à desinformação
Anexos
Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
https://cedasb.org.br/da-teoria-a-pratica-cedasb-e-jovens-agricultores-implementam-saf-em-anage/
https://www.instagram.com/p/C5rNkqCuUSO/?igsh=N3d1azYycGR5Zmt
https://www.instagram.com/reel/C3GOnmFOd0e/?igsh=enNjMjRlOWpteTNq
https://cedasb.org.br/juventude-campesina-participa-do-3o-modulo-do-curso-sobre-sistemas-agroflorestais-na-caatinga/
https://www.instagram.com/reel/C7l5tusMQp0/?igsh=bXl5YXBtc2xnYXI1
https://www.instagram.com/reel/C-V78AAP7td/?igsh=dTNzdGwwODZjM2ll
https://www.instagram.com/reel/DB18aHJSuRh/?igsh=d3FzcXp6empnamM5
Anexe fotos para representar a experiência: