
Fogão de Caixa - Fundo Abraço
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Fogão de Caixa - Fundo Abraço
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
O Fundo Abraço é um fundo solidário dedicado a aprimorar e difundir tecnologias sociais capazes de diminuir o custo de vida e uso de recursos naturais, com o objetivo de promover a sustentabilidade, qualidade de vida e a autonomia das famílias. Fomos concebidos durante a pandemia de Covid-19; no fim de 2021 fomos aceitos no edital Todo Cuidado Conta, de matchfounding, em parceria entre a RD S.A. e a plataforma
digital Benfeitoria, que viabilizou nossa experiência piloto: fabricação, distribuição e instrução para uso de 50 Fogões de Caixa, junto com cestas básicas, para famílias em situação de insegurança alimentar na Vila Anglo, São Paulo. Também realizamos diversas oficinas e atividades junto a outras organizações como o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional - COMUSAN, MST, Projeto Cesta Aberta da Casa do Povo, Associação dos Ambulantes e Camelôs Jaciara de São Paulo.
Estado da experiência:
São Paulo (SP)
Município e Estado da experiência:
São Paulo (SP)
Abrangência da experiência:
Nacional - 5 ou mais estados
Onde a experiência está localizada?
no meio urbano na Região Metropolitana
Em que ano se iniciou a experiência?
2021
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Não
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim
Qual o foco prioritário da experiência?
Acesso à alimentação e enfrentamento à fome
Como a experiência de acesso à alimentação e enfrentamento à fome pode ser identificada?
Cozinha Comunitária
A experiência pode ser associada a quais temas?
Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Cooperativismo e outros arranjos comunitários, Economia Solidária e outras economias, Mulheres e Feminismos, Resiliência Socioecológica e Mudanças Ambientais
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Associativa/Cooperativa
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Brancos
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Assentadas/os de Reforma Agrária, Estudantes, Integrantes de ONGs e profissionais autônomos, Movimentos sociais, Povos Indígenas
Identifique qual(is) povo(s) indígena(s) participa(m) da construção desta experiência.
Guarani
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Alteração no calendário de chuvas, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Piora na qualidade do ar
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 5 anos
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Não é possível aferir
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Não
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Energia (eólica, solar etc)
Quais são as práticas relativas à energia que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Energia solar
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Não
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais, Produção de livro ou cartilha
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram, Whatsapp, YouTube, Feiras, Reuniões nas comunidades
Indique o link do site:
https://fundoabraco.com.br/
Indique nome de usuário ou link do Instagram:
https://www.instagram.com/fundoabraco/
Indique nome de usuário ou link do Facebook:
Não há
Indique o link do YouTube:
https://www.youtube.com/@fundoabraco2520
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Contribui (ou contribuiu) para a captação de recursos