Conectando os Pontos Sítio Terra Preta Mairiporã

Identificação geral da experiência

Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Conectando os Pontos Sítio Terra Preta Mairiporã

Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
Trabalho com compostagem e hoje minha residência recebe materiais de podas de Jardinagem e resíduos orgânicos que composto e faço oficinas e vivências com a temática de resíduos sólidos, compostagem e agroecologia. Hoje estou começando a vender meu composto e tenho objetivo de aumentar atuação em rede aqui do território de Mairiporã - Serra da Pedra Vermelha, Parque Estadual do Itapetinga e toda a região de Atibaia - Bairro do Portão. Também mantemos o sistema de compostagem da Cozinha e Ocupação 9 de Julho em São Paulo e pretendemos aumentar a produção e ações em rede por São Paulo e cozinhas solidárias, pois ainda somos muito poucos e acreditamos que solos consagrados por essa união e destinação correta para virar composto é um grande aliado no combate às mudanças climáticas.

Estado da experiência:
São Paulo (SP)

Município e Estado da experiência:
Mairiporã (SP)

Abrangência da experiência:
Intermunicipal - até 4 municípios

Onde a experiência está localizada?
em área periurbana (na transição entre o rural e o urbano)

Em que ano se iniciou a experiência?
2022

A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento

A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Não

A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim

Qual o foco prioritário da experiência?
Produção de bioinsumos

A experiência pode ser associada a quais temas?
Agricultura Urbana e Periurbana, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Arte, Cultura e Comunicação, Campesinato, Povos, Comunidades Tradicionais e outros modos de vida, Construção social de Mercados, Cooperativismo e outros arranjos comunitários, Economia Solidária e outras economias, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Manejo dos Agroecossistemas, Políticas Públicas e fomento, Resiliência Socioecológica e Mudanças Ambientais, Terra, Território e Ancestralidade

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?
Em rede

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Não é possível aferir

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Não é possível aferir

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Agricultoras/es Urbanas/os, Assentadas/os de Reforma Agrária, Crianças, Integrantes de ONGs e profissionais autônomos, Juventudes, Movimento de mulheres/feminista, Movimentos sociais, Povos e Comunidades Tradicionais, Povos Indígenas, Profissionais de saúde

Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios

O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma consolidada

Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Alteração no calendário de chuvas, Chuvas extremas, Erosão do solo

Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 5 anos

Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim

Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas

A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim

A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim

Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim

Políticas Públicas e financiamento

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não

Comunicação

A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim

Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Divulgação nas redes sociais

Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não

Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram, Facebook, Whatsapp, Feiras, Reuniões nas comunidades

As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim