Do Terreno - Naturais e Artesanais
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Do Terreno - Naturais e Artesanais
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
Moradia, ateliê, fazenda, escola e centro experimental criativo popular. Desafiando padrões e atuando pelo aumento da biodiversidade no meio urbano.
O espaço todo é cultivado em formato de roça agroflorestal urbana, realizando atividades abertas, oficinas e mutirões.
Conquistamos verba para um projeto chamado Multiverso Butiá que consistiu na distribuição de 100 mudas de Butiá, oficina de feitio de Polpa e Oficina de trançado com a palha.
Trabalhamos não somente com cultivos, mas com a transformação dos mesmos não somente em alimento, mas também arte.
Feitios de Polpa de Acerola, Polpa de Açaí Juçara, Puba de Aipim, Papel reciclado, extração e artes com palha de bananeira e também desenvolvemos oficinas de tintas de terra, ensinando a coleta, processamento e pintura e Oficinas de Gestão de Resíduos e Compostagem.
Produção e distribuição de mudas nativas.
Articulamos em conjunto com diversos movimentos da região e estados vizinhos organizando mutirões e eventos como o ERGA-Sul.
Estado da experiência:
Rio Grande do Sul (RS)
Município e Estado da experiência:
Sapucaia do Sul (RS)
Abrangência da experiência:
Estadual - 5 ou mais municípios
Onde a experiência está localizada?
no meio urbano em cidades médias (com mais de 50 mil habitantes)
Em que ano se iniciou a experiência?
2015
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Não
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim
Qual o foco prioritário da experiência?
Outro
Qual outro?
Aumento da Biodiversidade no meio Urbano e Educação ambiental
A experiência pode ser associada a quais temas?
Agricultura Urbana e Periurbana, Agrotóxicos e Transgênicos, Águas e Saneamento, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Arte, Cultura e Comunicação, Biodiversidade e Bens Comuns, Construção social de Mercados, Economia Solidária e outras economias, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Juventudes, Manejo dos Agroecossistemas, Resiliência Socioecológica e Mudanças Ambientais
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Individual
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Homens (Cis/Trans)
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Brancos
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Artesãs/ãos, Educadoras/es e professoras/es, Integrantes de ONGs e profissionais autônomos
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma consolidada
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Perda de produção, Diminuição das chuvas, Aumento das chuvas, Chuvas extremas, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Alagamento de áreas, Piora na qualidade do ar
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 5 anos
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Não é possível aferir
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim
Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)
Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Manejo da água, Fossa bananeira, Compostagem, Tratamentos ecológicos de esgoto doméstico (biofossas, fossa ecológica, círculo de bananeira etc), Conservação do solo, Diversificação e consórcio de culturas, Cisternas e captação de água de chuva, Drenagem e enfrentamento a enchentes, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis, Salvaguarda de sementes, Jardins de chuva, Gestão ambientalmente adequada de resíduos sólidos secos (separação para coleta seletiva e reciclagem)
Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Engajamento da juventude e defesa das futuras gerações, Cuidados à saúde, Organização de grupos e comunidades
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim
Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
Articulação comunitária e das redes para fortalecimento dos movimentos e ampliação do alcance.
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Não
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Organização de rede de comunicadoras/es populares, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais, Produção de livro ou cartilha
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram, Whatsapp, Feiras, Reuniões nas comunidades
Indique o link do site:
https://www.instagram.com/do.terreno.nat.art?igsh=ZXYxNXZudXdmZXh1
Indique nome de usuário ou link do Instagram:
https://www.instagram.com/vini_s.t?igsh=NDI3ZTBzN3ZoMXA3
Indique nome de usuário ou link do Facebook:
Não possui
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Contribui (ou contribuiu) com as ações de elaboração de políticas públicas, Combate (ou combateu) à desinformação, Contribui (ou contribuiu) para a captação de recursos
Anexos
Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
Na página do Instagram podem ser encontrados os materiais.