Uma grande rede é tecida por nós fortes e muito bem amarrados: conheça o Banco de Informações sobre Sementes (BIS)

🫘🌱🌽 Uma grande rede, resistente às intempéries, é tecida por nós fortes e muito bem amarrados. Assim é a Rede de Intercâmbio em Agroecologia (Gias), formada por cerca de 30 organizações e movimentos sociais no Estado de Mato Grosso. Entre as diversas estratégias da Rede Gias para fortalecer a defesa da biodiversidade, está a criação do Banco de Informações sobre Sementes (BIS).


Criado no final dos anos 1990, o BIS é uma plataforma utilizada para catalogar e sistematizar sementes crioulas – sementes guardadas e adaptadas tradicionalmente de geração em geração por agricultoras e agricultores familiares, assentadas (os) da reforma agrária e povos e comunidades tradicionais. 

A gestão dos recursos genéticos contidos nas sementes, aliada a intercâmbios de experiências, entre outras ações de partilha de conhecimentos, contribui para fortalecer a defesa dos territórios e seus modos de vida. Atualmente, são mais de 1000 itens cadastrados no BIS, com predomínio de espécies de milho, feijão, abóbora e arroz. 

O BIS é um exemplo do que chamamos de tecnologia social – produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas a partir dos saberes populares e da mobilização comunitária, e que resultam em efetivas soluções de transformação social relacionadas à alimentação, educação, energia, habitação, renda, recursos hídricos, saúde, meio ambiente, entre outras.

Além dos bancos de sementes, há uma grande diversidade de tecnologias sociais de diversos tipos sendo construídas e fortalecidas por toda a América Latina, como composteiras, cisternas, sistemas de aquecimento solar, horta comunitárias, círculo de bananeiras, bacias de evapotranspiração, entre outras. Elas aliam sabedorias ancestrais, conhecimento científico, mobilização comunitária e comunicação popular, convergindo para a garantia de direitos, a segurança alimentar e nutricional e o bem viver. 

📌 Navegue no Agroecologia em Rede e conheça outras experiências cadastradas de tecnologias sociais. Entre e fique à vontade!

✨ Arte: @bibifazart

📝 Texto: @eupriviana_____

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *