Instituto Ibiá

2. Informações sobre a experiência de agroecologia

Nome da experiência agroecológica:
Instituto Ibiá

Descrição básica, destacando as ações que compõem a experiência e a finalidade dessas ações.
AÇÕES: Projeto Estação São Paulo – Estruturação de um entreposto para agroecologia na cidade de São Paulo, associada a organizações de agroecologia, para gestão autônoma pelos agricultores e prestação de serviço para outros agricultores que desejam distribuir seus produtos em São Paulo.
Durante o projeto, houve o advento da pandemia, e uma ação interna promoveu a doação de refeições para comunidade carente utilizando as cozinhas dos restaurantes que estavam fechados como parceria.
Além disso, todo excedente da produção não vendida era doada para evitar o descarte de produtos.

FINALIDADE: Fomento à agroecologia, criação de circuitos curtos de comercialização.

Estado/Município da experiência: São Paulo/ São Paulo, Bahia/ Maraú, Rio Grande do Sul/Erechim

Estado/Município da experiência:
São Paulo (SP)

Abrangência da experiência:
Nacional - 5 ou mais estados

Ano em que a experiência teve início.
2020

A experiência ainda está em desenvolvimento?
Sim

A qual(is) categoria(s) a experiência está relacionada?
Produção e beneficiamento, Distribuição, comercialização e consumo de alimentos, Iniciativa de construção do conhecimento (ensino, pesquisa e extensão)

Como a experiência de produção e beneficiamento pode ser identificada?
Agroecológico, Biodinâmico, Em transição agroecológica, Orgânico (Certificado)

Qual o destino da produção?
Comercialização, Doação

Quais as principais formas de comercialização?
Feira, Instituto de economia solidária, Grupo de consumo responsável (GCR), compra coletiva, venda de cestas ou CSA, Mercado, quitanda e/ou sacolão, Restaurante e Cozinhas comunitária, Delivery de cestas ou produtos

Quem são os beneficiários das doações?
População em situação de rua, Restaurantes populares, Cozinhas comunitárias

Qual a periodicidade das doações?
Semanal

Como a experiência de distribuição, comercialização e consumo pode ser identificada?
Apoio logístico e/ou entreposto

Como a experiência de construção do conhecimento (ensino, pesquisa e extensão) pode ser identificada?
Iniciativa de educação popular

Como é feita a gestão da experiência?
Familiar, Coletiva/Comunitária, Iniciativa privada

Gênero - A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:
Igualitário

Raça - A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:
Brancos

Temas de atuação:
Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Construção social de Mercados, Economia Solidária e outras economias, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Resiliência Socioecológica e Mudanças Ambientais

3. Sujeitos envolvidos na experiência

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Agricultoras/es sem terra, Agricultoras/es Urbanas/os, Agricultores/as não-familiares, Apicultoras/es e meliponicultoras/es, Consumidoras/es, Integrantes de ONGs e profissionais autônomos, Movimentos sociais

Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?
mais de 100

Quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?
51 a 100

Faz parte de alguma organização?
Não

Faz parte de alguma rede?
Sim

Indique quais redes faz parte:
Rede Ecovida

4. Financiamento

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim

Quais foram os financiamentos, quem financiou e qual o valor financiado?
QUAIS: Fomento para estrutura e contratação de equipe
QUEM: Instituto Pórticus e Instituto Ibirapitanga
VALOR: Quatrocentos mil Euros pela Pórticus e Trezentos mil reais pelo Ibirapitanga

Caso a experiência teve outros recursos envolvidos, como contrapartida por exemplo, descreva quais outros recursos foram esses.
QUAIS: Doações Voluntárias de pessoas físicas e jurídicas na campanha Rangô para doação de refeições para a comunidade carente no valor aproximado de cem mil reais

6. Comunicação

Telefone:
11 93750-4706

E-mail institucional:
instituto@institutoibia.org / pedro@institutoibia.org

Site na internet:
www.institutoibia.org

Instagram:
@instituto.ibia

7. Anexos

Escolha uma foto para divulgação: