Alvorada Orgânicos

2. Informações sobre a experiência de agroecologia

Nome da experiência agroecológica:
Alvorada Orgânicos

Descrição básica, destacando as ações que compõem a experiência e a finalidade dessas ações.
Experiência tanto a Produção, quanto a comercialização e agroindustrialização de produtos orgânicos, certificados, em sua maioria. Já o mel não necessariamente é certificado. Na produção, maneja cerca de 30 Ha de verduras e legumes, envolvendo equipe própria e parceiros. No tocante a agroindústria, tem entreposto de mel (SIF), padaria, geleia e molhos (origem vegetal, ANVISA) e fracionamento de produtos secos e FLV (entreposto). Em relação a comercialização, a Alvorada ela realiza uma feira semanal na Demétria em Botucatu, com parceiros produtores com bancas próprias (3 bancas) em Botucatu. Comercializam no varejo em São Paulo, Jaú e Bauru ou enviam por transportadora. Vendem localmente no varejo também. Ainda não tem e-commerce. A experiência envolve cerca de 20 agricultores/as de base familiar.

Estado/Município da experiência:
Botucatu (SP)

Abrangência da experiência:
Nacional - 5 ou mais estados

Ano em que a experiência teve início.
1983

A experiência ainda está em desenvolvimento?
Sim

A qual(is) categoria(s) a experiência está relacionada?
Produção e beneficiamento, Distribuição, comercialização e consumo de alimentos, Gestão de resíduos sólidos orgânicos (compostagem), Iniciativa de gestão coletiva de bens comuns (ex. Ecovilas, experiências comunitárias entre outras)

Como a experiência de produção e beneficiamento pode ser identificada?
Biodinâmico, Orgânico (Certificado)

Qual o destino da produção?
Autoconsumo, Comercialização, Doação

Quais as principais formas de comercialização?
Feira, Grupo de consumo responsável (GCR), compra coletiva, venda de cestas ou CSA, Mercado, quitanda e/ou sacolão, Restaurante e Cozinhas comunitária, Delivery de cestas ou produtos, Ponto de venda no local ou em comércio

Quem são os beneficiários das doações?
Famílias em situação de vulnerabilidade, Outro

Qual outro?
Colaboradores pagam preço de custo e ganham uma cesta semanal.

Qual a periodicidade das doações?
Semanal

Como a experiência de distribuição, comercialização e consumo pode ser identificada?
Apoio logístico e/ou entreposto, Feira, Mercado, quitanda ou sacolão, Restaurante ou Cozinha comunitária, Delivery e venda direta, Outro

Qual ou quais outra(s)?
Escolas

Como é feita a gestão da experiência?
Familiar

Gênero - A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:
Igualitário

Raça - A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:
Brancos

Temas de atuação:
Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Arte, Cultura e Comunicação, Biodiversidade e Bens Comuns, Cooperativismo e outros arranjos comunitários, Manejo dos Agroecossistemas, Resiliência Socioecológica e Mudanças Ambientais, Terra, Território e Ancestralidade

3. Sujeitos envolvidos na experiência

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Apicultoras/es e meliponicultoras/es, Assentadas/os de Reforma Agrária, Consumidoras/es, Estudantes, Extensionistas rurais e técnicas/os, Integrantes de ONGs e profissionais autônomos

Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?
11 a 15

Quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?
101 a 300

Faz parte de alguma organização?
Não

Faz parte de alguma rede?
Não

Com que frequência a experiência se reúne com outras organizações e qual a finalidade desses encontros?
Fazem reuniões com parceiros, mensalmente. A finalidade é geralmente para alinhamento.

4. Financiamento

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim

Quais foram os financiamentos, quem financiou e qual o valor financiado?
PRONAMP ( R$ 200.000,00 ) Mais Alimento ( R$ 170.000,00 ) Placas Solares ( R$ 90.000,00 )

Caso a experiência teve outros recursos envolvidos, como contrapartida por exemplo, descreva quais outros recursos foram esses.
Recursos familiares.

6. Comunicação

Telefone:
14-998798726

E-mail institucional:
contato@alvoradaorganicos.com.br

Site na internet:
www.alvoradaorgânicos.com.br

Facebook:
@alvoradaorganicos

Instagram:
@alvoradaorganicos

YouTube:
Video institucional

7. Anexos

Escolha uma foto para divulgação: