Fazenda Sossego Agroecologia


A Fazenda Sossego iniciou sua produção agroecológica em 2019 e os métodos escolhidos para manejo de solo e plantio são baseados nas técnicas da eng. agrônoma e pesquisadora Ana Primavesi sob orientação da engenheira Agrônoma Crislei Trindade. A principal cultura é aipim, mas estão sendo desenvolvidas áreas de frutíferas como figo, acerola, banana, limão, e hortaliças para consumo. Há  produção de ovos caipira e criação de gado de corte com pastagem rotacionada e aéreas destinadas a reflorestamento.  A principal motivação é fazer agricultura regenerativa e sustentável para que sirva de exemplo para outros produtores e fornecer alimento saudável no mercado. Além dos produtos reconhecidos por seu sabor e qualidade, há melhorias no solo, retorno de aves e pequenos mamíferos, e regeneração de florestas em áreas antes degradadas. 

Identificação da experiência

A qual região do estado do Rio de Janeiro a experiência pertence? Serrana Leste

A experiência está sendo desenvolvida principalmente:no meio rural

Como poderia ser caracterizada a continuidade das ações promovidas pela experiência?Desenvolve atividades de forma contínua, ainda que com intensidade variada.

A experiência faz parte de alguma organização?Não

Faz parte de alguma rede?Não

A experiência é principalmente de que categoria?

  • Beneficiamento
  • Produção
  • Comércio, feira e outras formas de venda de produtos

A experiência tem certificação como produção orgânica?Não

Qual o destino da produção?

  • Comercialização
  • Doação
  • Autoconsumo

Quem são os beneficiários das doações?

  • Instituições beneficentes
  • População em situação de rua

Qual é a periodicidade das doações?Esporádica

Quais as principais formas de comercialização?

  • Feira
  • Pontos de venda formal (lojas, quitandas, etc), restaurantes e outras instituições privadas
  • Cestas agroecológicas e delivery

Os produtos possuem rótulo ou marca específica?Sim

Os espaços de beneficiamento podem ser identificados como?Cozinha caseira

Como a experiência de Comércio, feira e outras formas de venda de produtos pode ser principalmente identificada?Mercador (compra e revenda de produtos)

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?Individual

A iniciativa envolve a gestão coletiva de algum tipo de recurso?Não se aplica

A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:Mulheres (Cis/Trans)

A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:Brancos

Sujeitos envolvidos

Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?entre 1 e 10

Quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?1 a 20

Políticas públicas

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?Não

Financiamento

A experiência teve algum tipo de financiamento? Não

A experiência enfrentou algum tipo de descontinuidade em termos de financiamento, considerando o planejamento inicialmente estabelecido?Não

Dificuldades e demandas

Quais as principais dificuldades que a experiência enfrenta?

  • Estrutura de operação e logística
  • Recursos financeiros

Indique as principais demandas e necessidades da experiência. Infraestrutura, insumos e outros recursos

Anexos

Anexo 1

Anexo 1

Dimensões: 2074px x 1458px
Tamanho: 194400 bytes