Terra Yporã

Vivemos na terra há dois anos, e a construção se iniciou em 2019. A ideia é experimentar uma forma sustentável de se viver no campo em harmonia com a natureza, com mínimo impacto ambiental, preservando o bioma Mata Atlântica e suas águas, produzindo alimentos agroecológicos e contemplando a fauna local. O sítio oferecerá, em breve, hospedagem em domos geodésicos, construídos de forma artesanal por nós mesmos, para quem tiver interesse em experimentar como é viver na mata de forma simples, podendo colher da terra alimentos plantados sem agrotóxico para o preparo de refeições, e colaborar nas atividades do sítio. De tempos em tempos, também elaboramos oficinas e recebemos voluntários para colaboração em trabalhos específicos. 

Identificação da experiência

A qual região do estado do Rio de Janeiro a experiência pertence? Serrana Leste

A experiência está sendo desenvolvida principalmente:no meio rural

Como poderia ser caracterizada a continuidade das ações promovidas pela experiência?Desenvolve atividades de forma contínua, ainda que com intensidade variada.

A experiência faz parte de alguma organização?Sim

Faz parte de alguma rede?Sim

Qual(is) rede(s)?Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ)

A experiência é principalmente de que categoria?

  • Iniciativas de produção cultural e/ou de saúde (salas de saúde, farmácia verde, pontos de cultura, bibliotecas comunitárias etc)
  • Comércio, feira e outras formas de venda de produtos
  • Gestão de resíduos sólidos orgânicos (compostagem)
  • Beneficiamento
  • Garantia de acesso a alimentos (enfrentamento à fome)
  • Consumo e gastronomia
  • Iniciativa de construção do conhecimento (ensino, pesquisa, extensão)
  • Produção

Nome da organizaçãoAltos da Serramar

A experiência tem certificação como produção orgânica?Não

Qual o destino da produção?

  • Comercialização
  • Autoconsumo

Quais as principais formas de comercialização?

  • Cestas agroecológicas e delivery
  • Pontos de venda formal (lojas, quitandas, etc), restaurantes e outras instituições privadas
  • Feira

Os produtos possuem rótulo ou marca específica?Sim

Os espaços de beneficiamento podem ser identificados como?Cozinha caseira

Como a experiência de Comércio, feira e outras formas de venda de produtos pode ser principalmente identificada?Feira

Como a experiência de acesso a alimentos pode ser identificada?Distribuição de marmitas/cestas

Como a experiência de produção cultural e/ou de saúde pode ser identificada?Farmácia verde (terapias alternativas, plantas medicinais e outros)

Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?Grupo informal (sem vínculo direto a uma instituição)

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?Familiar

A iniciativa envolve a gestão coletiva de algum tipo de recurso?

  • Espaço coletivo para desenvolvimento de práticas e atividades relacionadas à experiência
  • Finanças/Gestão de fundos
  • Sementes
  • Água
  • Espaço coletivo de comercialização
  • Compra coletiva de insumos destinados ao processamento
  • Terra

A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:Mulheres (Cis/Trans)

A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:Pardos

Sujeitos envolvidos

Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?entre 1 e 10

Quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?1 a 20

Políticas públicas

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?Sim

Quais políticas públicas?Outra

Qual outra?Rio Rural e projeto Agroecologia nas Montanhas do Rio Macaé (recurso do Consórcio Intermunicipal para Gestão Ambiental das Bacias da Região dos Lagos do Rio São João e Zona Costeira)

Financiamento

A experiência teve algum tipo de financiamento? Sim

A experiência enfrentou algum tipo de descontinuidade em termos de financiamento, considerando o planejamento inicialmente estabelecido?Não

Dificuldades e demandas

Quais as principais dificuldades que a experiência enfrenta?

  • Recursos financeiros
  • Gestão interna e pessoal
  • Assistência técnica

Indique as principais demandas e necessidades da experiência.

  • Infraestrutura, insumos e outros recursos
  • Troca de experiências
  • Apoio na comercialização
  • Eventos e mutirões
  • Assistência técnica

Anexos

Anexo 1

Anexo 1

Dimensões: 1415px x 572px
Tamanho: 73306 bytes