Coletivo Feira Viva

Usuário de submissão:
Rayssa Reis

Nome da experiência:
Coletivo Feira Viva

Município e estado de localização:
Silva Jardim (RJ)

A qual região do estado do Rio de Janeiro a experiência pertence?
Serramar

Descrição básica, destacando as ações que compõem a experiência.
O Coletivo Feira Viva de início as suas atividades no ano de 2016. Foium coletivo autogestionado de jovens, produtores culturais, produtores rurais, pesquisadores e ativistas da cultura popular, que desenvolve ações culturais relacionadas à salvaguarda do patrimônio material e imaterial, de produtos da sociobiodiversidade, de personagens e populações fundamentais para a defesa dos territórios, de seus bens comuns e das suas tradições orais e agrárias. Àmedida que nas feiras que foi organizadas dava-se visibilidade e destaque aos agricultores e agricultoras familiares, seus modos de vida, seus conhecimentos e, claro, seus produtos e alimentos, difundindo conceitos e práticas agroecológicas, além de participar das reuniões, vivências, cursos e eventos da rede de Agroecologia da região.

Abrangência de atuação:
Municipal - 1 município

A experiência está sendo desenvolvida principalmente:
articulação entre rural e urbano envolvendo cidades pequenas (com menos de 50 mil habitantes)

Ano de início da experiência:
2016

A experiência está em atividade?
Não

Ano de finalização da experiência.
2021

Quais foram os principais fatores associados à descontinuidade vivenciada pela experiência?
outro

Qual outro fator?
Desarticulação, afastamento entre os organizadores e falta de novos organizadores.

Como poderia ser caracterizada a continuidade das ações promovidas pela experiência?
Desenvolve atividades de forma contínua, ainda que com intensidade variada.

A experiência faz parte de alguma organização?
Não

Faz parte de alguma rede?
Sim

Qual(is) rede(s)?
Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ)

Qual a categoria da experiência?
Iniciativas de produção cultural e/ou de saúde (salas de saúde, farmácia verde, pontos de cultura, bibliotecas comunitárias etc), Comércio, feira e outras formas de venda de produtos, Consumo e gastronomia

Como a experiência de Comércio, feira e outras formas de venda de produtos pode ser identificada?
Feira

Como a experiência de produção cultural e/ou de saúde pode ser identificada?
Outro

Qual outra experiência cultural e/ou de saúde?
Shows, cortejos de movimentos da cultura popular, oficinas pra fabricação de sabões e uso de ervas medicinais

A gestão da experiência é feita de que forma?
Coletiva/Comunitária

A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por qual gênero?
Igualitário

A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por qual grupo racial?
Pardos

Quais recursos possuem gestão coletiva na experiência?
Finanças/Gestão de fundos, Projetos coletivos (se acompanhamento dessa gestão for efetivamente feito pelo grupo)

Qual(is) outro(s) recursos?
Foram feitas vaquinhas. Comerciantes locais doaram: dinheiro, barracas, fios para energia elétrica, lampadas, tecidos, barbantes, tintas... tabalho voluntário.

Quais são as identidades dos sujeitos da experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Agricultoras/es sem terra, Assentadas/os de Reforma Agrária, Consumidoras/es, Crianças, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Juventudes

Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?
entre 11 e 20

Quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?
51 a 100

Quais os principais temas da experiência?
Arte, Cultura e Comunicação, Cooperativismo e outros arranjos comunitários, Economia Solidária e outras economias, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Políticas Públicas e fomento

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Sim

Quais políticas públicas?
Outra

Qual outra política pública?
Lei Aldir Blanc

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não

Quais outros recursos foram envolvidos no desenvolvimento da experiência? (Ex: recurso financeiro, trabalho voluntário, cessão de espaço, doação de ferramentas e insumos, etc.):
Foram feitas vaquinhas. Comerciantes locais doaram: dinheiro, barracas, fios para energia elétrica, lampadas, tecidos, barbantes, tintas... tabalho voluntário.

A experiência enfrentou algum tipo de descontinuidade em termos de financiamento, considerando o planejamento inicialmente estabelecido?
Não

Telefone:
22981863768

E-mail institucional:
raysssmariareis@gmail.com

Página no facebook:
https://www.facebook.com/feiravivaSJ?mibextid=9R9pXO

Escolha uma foto para divulgação:

Anexos: