D' Lúcia

Dona Ana Lúcia começou a montar feira na cidade de São Fidélis por volta de 2005, ela levava um pouco de tudo que era plantado na fazenda da família, frutas, verduras etc. Mais tarde ela passou a fazer beneficiamento dos produtos, fazendo bolos, broa, papa, pamonha. Quando ficou sem terra para plantar ela comprava a matéria prima de produtores da região, em grande maioria agroecológicos, ela compra o milho e beneficia em pamonha e papa, para vender nas feiras da cidade e também no delivery. Ela também prepara doces tradicionais como doce de coco, abóbora, mamão etc. Agora ela tem seu sítio herança da sua mãe, onde orgulhosamente ela planta citrus, manga, de tudo um pouco, para no futuro vender nas feiras. As frutíferas ainda não estão produzindo, mas ela pretende aumentar a produção.

Identificação da experiência

A qual região do estado do Rio de Janeiro a experiência pertence? Noroeste

A experiência está sendo desenvolvida principalmente:articulação entre rural e urbano envolvendo cidades pequenas (com menos de 50 mil habitantes)

Como poderia ser caracterizada a continuidade das ações promovidas pela experiência?Desenvolve atividades de forma contínua, ainda que com intensidade variada.

A experiência faz parte de alguma organização?Não

Faz parte de alguma rede?Não

A experiência é principalmente de que categoria?

  • Produção
  • Beneficiamento
  • Comércio, feira e outras formas de venda de produtos

A experiência tem certificação como produção orgânica?Não

Qual o destino da produção?

  • Comercialização
  • Autoconsumo

Quais as principais formas de comercialização?

  • Feira
  • Cestas agroecológicas e delivery

Os produtos possuem rótulo ou marca específica?Sim

Os espaços de beneficiamento podem ser identificados como?Cozinha caseira

Como a experiência de Comércio, feira e outras formas de venda de produtos pode ser principalmente identificada?Feira

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?Familiar

A iniciativa envolve a gestão coletiva de algum tipo de recurso?Não se aplica

A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:Igualitário

A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:Igualitário

Sujeitos envolvidos

Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?entre 1 e 10

Quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?21 a 50

Políticas públicas

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?Não

Financiamento

A experiência teve algum tipo de financiamento? Não

A experiência enfrentou algum tipo de descontinuidade em termos de financiamento, considerando o planejamento inicialmente estabelecido?Não

Dificuldades e demandas

Quais as principais dificuldades que a experiência enfrenta?

  • Recursos financeiros
  • Estrutura de operação e logística

Indique as principais demandas e necessidades da experiência.

  • Apoio na comercialização
  • Assistência técnica

Anexos

Tipo de anexoImagem

Anexos

Rótulo da marca da produtora.

Rótulo da marca da produtora.

Dimensões: 1264px x 1375px
Tamanho: 101660 bytes

Para e pamonha vendida na barraca da feira D' Lúcia.

Para e pamonha vendida na barraca da feira D' Lúcia.

Dimensões: 901px x 850px
Tamanho: 141342 bytes

Doces exposto a venda na barraca na feira.

Doces exposto a venda na barraca na feira.

Dimensões: 901px x 869px
Tamanho: 123064 bytes

Anexo 4

Anexo 4

Dimensões: 901px x 850px
Tamanho: 141342 bytes