D' Lúcia

Usuário de submissão:
Jozimara Teixeira

Nome da experiência:
D' Lúcia

Município e estado de localização:
São Fidélis (RJ)

A qual região do estado do Rio de Janeiro a experiência pertence?
Noroeste

Descrição básica, destacando as ações que compõem a experiência.
Dona Ana Lúcia começou a montar feira na cidade de São Fidélis por volta de 2005, ela levava um pouco de tudo que era plantado na fazenda da família, frutas, verduras etc. Mais tarde ela passou a fazer beneficiamento dos produtos, fazendo bolos, broa, papa, pamonha. Quando ficou sem terra para plantar ela comprava a matéria prima de produtores da região, em grande maioria agroecológicos, ela compra o milho e beneficia em pamonha e papa, para vender nas feiras da cidade e também no delivery. Ela também prepara doces tradicionais como doce de coco, abóbora, mamão etc. Agora ela tem seu sítio herança da sua mãe, onde orgulhosamente ela planta citrus, manga, de tudo um pouco, para no futuro vender nas feiras. As frutíferas ainda não estão produzindo, mas ela pretende aumentar a produção.

Abrangência de atuação:
Municipal - 1 município

A experiência está sendo desenvolvida principalmente:
articulação entre rural e urbano envolvendo cidades pequenas (com menos de 50 mil habitantes)

Ano de início da experiência:
2005

A experiência está em atividade?
Sim

Como poderia ser caracterizada a continuidade das ações promovidas pela experiência?
Desenvolve atividades de forma contínua, ainda que com intensidade variada.

A experiência faz parte de alguma organização?
Não

Faz parte de alguma rede?
Não

Qual a categoria da experiência?
Produção, Beneficiamento, Comércio, feira e outras formas de venda de produtos

A experiência tem certificação como produção orgânica?
Não

Qual o destino da produção?
Comercialização, Autoconsumo

Onde a produção é comercializada?
Feira, Cestas agroecológicas e delivery

Os produtos foram aprovados na fiscalização da vigilância sanitária?
Não

Os produtos possuem rótulo ou marca específica?
Sim

Os espaços de beneficiamento podem ser identificados como?
Cozinha caseira

Como a experiência de Comércio, feira e outras formas de venda de produtos pode ser identificada?
Feira

A gestão da experiência é feita de que forma?
Familiar

A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por qual gênero?
Igualitário

A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por qual grupo racial?
Igualitário

Quais recursos possuem gestão coletiva na experiência?
Não se aplica

Quais são as identidades dos sujeitos da experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es

Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?
entre 1 e 10

Quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?
21 a 50

Quais os principais temas da experiência?
Manejo dos Agroecossistemas, Mulheres e Feminismos, Terra, Território e Ancestralidade

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não

A experiência enfrentou algum tipo de descontinuidade em termos de financiamento, considerando o planejamento inicialmente estabelecido?
Não

Telefone:
(22) 997493849

Escolha uma foto para divulgação:

Anexos: