Agrofloresta na Escola


O projeto Agrofloresta na Escola é uma iniciativa da Engenheiro ambiental Stephano Carvalho e da Secretaria de Educação e Agricultura de Paty do Alferes, localizado no interior do Rio de Janeiro. Surgiu em fevereiro de 2018 e se destina a crianças do 1º ao 5º ano da Escola Municipal José Pereira da Silva. O projeto visa ensinar às crianças o prazer de cultivar seus próprios alimentos e reconhecer o valor de serem produtoras, promovendo o plantio, preparo do solo, colheita de hortaliças e legumes, bem como oficinas de cozinha experimental. Além disso, o projeto enfatiza princípios como cooperação, respeito e diversidade, respeitando saberes tradicionais e culturas indígenas e africanas. O objetivo é oferecer uma alternativa de produção às famílias da região rural e promover a alfabetização ecológica nas escolas.

Identificação da experiência

A qual região do estado do Rio de Janeiro a experiência pertence? Médio Paraíba

A experiência está sendo desenvolvida principalmente:no meio rural

Como poderia ser caracterizada a continuidade das ações promovidas pela experiência?Desenvolve atividades de forma contínua, ainda que com intensidade variada.

A experiência faz parte de alguma organização?Não

Faz parte de alguma rede?Não

A experiência é principalmente de que categoria?

  • Produção
  • Garantia de acesso a alimentos (enfrentamento à fome)
  • Iniciativa de construção do conhecimento (ensino, pesquisa, extensão)

A experiência tem certificação como produção orgânica?Não

Qual o destino da produção?Doação

Quem são os beneficiários das doações?Estudantes de escolas e creches

Qual é a periodicidade das doações?Esporádica

Como a experiência de acesso a alimentos pode ser identificada?Distribuição de marmitas/cestas

Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?Grupo informal (sem vínculo direto a uma instituição)

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?Coletiva/Comunitária

A iniciativa envolve a gestão coletiva de algum tipo de recurso?

  • Projetos coletivos (se acompanhamento dessa gestão for efetivamente feito pelo grupo)
  • Água
  • Sementes
  • Terra
  • Espaço coletivo para desenvolvimento de práticas e atividades relacionadas à experiência

A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:Homens (Cis/Trans)

A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:Brancos

Sujeitos envolvidos

Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?entre 51 e 100

Quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?101 a 300

Políticas públicas

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?Não

Financiamento

A experiência teve algum tipo de financiamento? Não

A experiência enfrentou algum tipo de descontinuidade em termos de financiamento, considerando o planejamento inicialmente estabelecido?Não

Dificuldades e demandas

Quais as principais dificuldades que a experiência enfrenta?

  • Recursos financeiros
  • Formação e capacitação

Indique as principais demandas e necessidades da experiência.

  • Projetos de pesquisa
  • Troca de experiências
  • Capacitação e cursos

Anexos

Tipo de anexoImagem

Anexos

Agrofloresta na Escola - Paty do Alferes - RJ

Dimensões: 660px x 492px
Tamanho: 708547 bytes

Anexo 2

Dimensões: 813px x 534px
Tamanho: 863392 bytes