A OSCIP foi criada em 1999 para acolher funcionar como uma casa abrigo para crianças em situação de vulnerabilidade social, foi analisado que as crianças tinha origem rural. Diante da realidade, foi pensado projetos de agroecologia e geração de renda na zona rural de Cunha para diminuir a vulnerabilidade das crianças. Então desde 2006 a SerrAcima desenvolve projetos socioambientais com foco na sustentabilidade da zona rural. Já foram realizados projetos com o Ministério do Meio Ambienta, Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Bolsa de Valores Sociais & Ambientais, Petrobrás Socioambiental, Inter-American Foundation, Fundação Banco do Brasil, WWF-Brasil e The Green Initiative. Foram realizados projetos de restauração de matas cicliares, recuperação de nascentes, fomento a agroecologia junto de homens, mulheres e, principalmente, jovens residentes da zona rural. Com a evolução dos projetos, foi possível edificar sede própria, com escritório, salas, agroindústria, viveiro temporário, equipamento eletroeletrônicos e um carro (Fiat Strada). Atualmente a SerrAcima conta com prestadores de serviços terceirizados e contratos celebrados para restauração florestal.
Caso queira abordar mais algum assunto que não foi perguntado no formulário, faça-o aqui:Falta de visão sobre a situação da agroecologia no estado de São Paulo.
2. Informações sobre a organização
Ano em que iniciou o desenvolvimento de ações em agroecologia2003
Tipo de organização
Instituição de ATER
OSCIP - organização da sociedade civil de interesse público
3. Sujeitos envolvidos
Faz parte de alguma rede?Sim
Indique quais redes faz parteArticulação Paulista de Agroecologia (Rede APA)
Com que frequência a organização se reúne com outras organizações e qual a finalidade desses encontros?Frequentemente, com o objetivo de alinhar estratégias territorias e cooperação em projetos.
4. Dificuldades e demandas
Quais as principais dificuldades a organização enfrenta no desenvolvimento das atividades?
Recursos financeiros
Pessoal
Gestão interna
Formação e Capacitação
Estrutura de operação
Comunicação/Divulgação
Assistência técnica (ATER)
Acesso a políticas públicas
Descreva as dificuldades enfrentadas.
Falta de recursos que remunerem adequadamente equipe técnica. Falta de recursos para financiamento de projetos. Falta de recursos humanos com competência técnica no território.
Indique as principais demandas e necessidades da organização no desenvolvimento das suas atividades.
Troca entre as experiências
Acesso a tecnologias sociais
Assistência técnica (ATER)
Políticas públicas
Descreva as demandas e necessidades encontradas pela organização em mais detalhe.Necessidade de ser mais assertivo na metodologia de ATER para agriultura caipira.
5. Comunicação e contato
EndereçoRua José Flamino Barbosa, 142 - Parque Nova Cunha - Cunha - SP