ILPF-Turismo: Modelos Agroecológicos para o Alto Paranapanema
Projeto de pesquisa e extensão coordenado por Ana Claudia Rocha Braga, professora da FATEC Capão Bonito e da FATEC Itapetininga, envolvendo alunos de ambas instituições.
Este projeto busca desenvolver, através da relação dialógica entre agricultores, técnicos, tecnólogos e acadêmicos, modelos de Sistemas Agroflorestais (SAFs) adaptados às características sociais e ambientais da bacia do Alto Paranapanema. Desta maneira, fomentar a expansão do componente arbóreo em pequenas e médias propriedades rurais da região, e através disso, gerar benefícios sociais (segurança alimentar, melhora da dieta da população rural, maior diversidade de produtos para a comercialização reduzindo riscos associados à variação do mercado ou à quebras de produção, entre outros) e ambientais (aumento da conectividade entre remanescentes de vegetação nativa para espécies florestais, melhor conservação do solo, redução do assoreamento dos corpos d?água, maior retenção de água no solo, fixação de carbono, entre outros). Tendo as árvores como vetores de mudança no uso do solo, seja em sistemas agroecológicos alimentares ou aromáticos assim como em sistemas silvopastoris.
Atualmente conta com dois projetos de Iniciação Tecnológica com financiamento PIBIT que são eles:
Morfoanatomia dos órgãos vegetativos, rendimento e perfil químico das folhas de Canela-sassafrás Ocotea odorifera (Vell.) Rohwer (Lauraceae).Desenvolvimento de modelo de Sistema Agroflorestal de plantas aromáticas e medicinais, para o Alto Paranapanema, com base na demanda de mercado.
Ademais, em decorrencia das atividades já realizadas, estamos executando ações junto a agricultores e associações parceiras no território.