ArboreSer - Escola de Permacultura e Agroecologia


A ArboreSer é uma Escola de Permacultura e Agroecologia fundada em 2103. Foi iniciada após o término do Prograna Escola Estufa da Prefeitura de São Paulo, o qual três dos integrantes do coletivo foram facilitadores. O coletivo foi formado por quatro pessoas, mas atualmente, devido a mudanças de alguns integrantes para outras cidades, na organização está Julhiana Costal, uma das idealizadoras da Escola.
A ArboreSer tem como eixo central ações baseadas nos princípios da Permacultura e Agroecologia, onde a sede está situada na Zona Norte de São Paulo. Desenvolvemos oficinas, cursos, vivências e palestras, co-criando práticas que possibilitem um viver mais produtivo e resiliente no meio urbano.
Essas práticas permitem resgatar de dentro para fora a inter-relação com os ciclos da Natureza e seus padrões, que funcionam de forma harmônica, para uma vida saudável e em comunhão com todos os seres.
Assim, somando e semeando conhecimento, procuramos gerar frutos que se multipliquem por um nova perspectiva de reconexão com a Terra e entre as pessoas.
A Escola é no antigo quintal que foi preservado por gerações, e atualmente é a sede da iniciativa. Temos elementos implantados no espaço como compostaeiras, coletas de água da chuva, bioconstruções, além de muitas árvores produtivas, frutíferas e nativas e uma Horta na laje, onde é produzido mais de 150 vegetais comestíveis em recipientes.
Desenvolvemos técnicas de otimização e produção de alimento em pequenos espaços, principalmente focando na construção de hortas urbanas de baixo custo, reaproveitando materiais e produzindo o que for possível localmente. 
Ao longo desses 10 anos de Escola, já foram formadas milhares de turmas de agricultores urbanos, e muitos trabalham com produção de alimentos em hortas urbanas hoje em dia. 

2. Informações sobre a organização

Ano em que iniciou o desenvolvimento de ações em agroecologia2008

Tipo de organizaçãoEscola

3. Sujeitos envolvidos

Faz parte de alguma rede?Sim

Indique quais redes faz parteRede de Grupos de Agroecologia (REGA)

4. Dificuldades e demandas

Quais as principais dificuldades a organização enfrenta no desenvolvimento das atividades? Acesso a políticas públicas

Descreva as dificuldades enfrentadas.A falta de uma política pública adequada ao apoio a Agroecologia Urbana em São Paulo. 

Indique as principais demandas e necessidades da organização no desenvolvimento das suas atividades.Políticas públicas

Descreva as demandas e necessidades encontradas pela organização em mais detalhe.A necessidade de uma comunicação maior e articulação dos movimentos de agricultura urbana e periurbanas. Uma ferramenta que facilite as interações e construção mútua de espaços mais produtivos em apoio a agroecologia urbana. 

5. Comunicação e contato

EndereçoRua Sebastião de Freita, 561 - Jaçanã - São Paulo - SP