Centro Estudos da Cultura Popular
2. Informações sobre a organização
Nome da organização:
Centro Estudos da Cultura Popular
Ano de fundação:
1998
Ano em que iniciou o desenvolvimento de ações em agroecologia:
2018
Breve descrição da organização:
**O Centro de Estudos da Cultura Popular – CECP – é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, criada em 1999, em São José dos Campos. Tem como finalidade o estudo, a pesquisa, a difusão, a valorização e o estímulo de todos os patrimônios material e imaterial. Suas finalidades são alcançadas por meio de ações, instrumentos e políticas adotadas de forma individual pelo CECP, ou em conjunto com órgão e entes da administração pública, além de suas autarquias e, ainda, em conjunto com empresas privadas de toda ordem, que visem o mesmo fim.
Sua missão é criar ferramentas que promovam o processo de fortalecimento da identidade cultural, valorizando a memória social e o conhecimento das tradições populares. Desenvolve também projetos baseados em ações ecomuseológicas, que consistem em estimular o protagonismo e o exercício da cidadania na comunidade em prol do bem comum, por meio do diálogo e da valorização do patrimônio cultural presente num dado território.
Nestes anos de atuação, o CECP já informou milhares de estudantes e professores das redes pública e privada de ensino sobre a cultura popular do Vale do Paraíba, bem como identificou e criou ações de salvaguarda do patrimônio cultural imaterial da região.
Prêmios recebidos: Menção honrosa do Prêmio Darcy Ribeiro, em 2008, com o Projeto Museu Vivo; Prêmio Culturas Populares, em 2008, com o Projeto Biblioteca Maria Amália Correa Giffone; Participação na Mostra de Iniciativas Socioambientais, promovida pelo Sesc São Paulo, realizada em junho de 2017.
Convênios firmados: Convênio com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo para a gestão do Museu do Folclore de São José dos Campos desde sua criação, em 1999, até hoje; Edital de Difusão de Acervo Museológico (PROAC) em 2012, com o Projeto Brinquedoteca do Museu do Folclore; Edital de Modernização de Acervo (PROAC) em 2019; Edital Petrobras Socioambiental em 2014, com o Projeto Ecomuseu Campos de São José; Renovação do patrocínio com a Petrobras 2018-2020; Convênio com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para realização do Inventário do Congado Paulista, 2015/2017, e para produção do Dossiê de Registro do Samba Rural Paulista, 2019/2020; Convênio com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo para a gestão do Programa de Educação Patrimonial (PEP), entre outubro de 2015 e dezembro de 2016; Apoio do Instituto Embraer para realização de projeto de horta pedagógica e compostagem na E.E. Valmar, 2018/2019. **
Endereço completo da sede da organização:
Rua Luiz Jacinto, 265, 6º andar
Município e estado de localização:
São José dos Campos (SP)
Abrangência de atuação:
Municipal - 1 município
Tipo de organização:
ONG - organização não governamental
Temas de atuação:
Agricultura Urbana e Periurbana, Arte, Cultura e Comunicação, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico
3. Sujeitos envolvidos
Com que sujeitos a organização atua?
Agricultoras/es Urbanas/os, Artesãs/ãos, Crianças, Educadoras/es e professoras/es, Gestoras/es públicos, Juventudes
Faz parte de alguma rede?
Não
Com que frequência a organização se reúne com outras organizações e qual a finalidade desses encontros?
A instituição trabalha em parceria com outras organizações e instituições e os encontros são feitos de forma periódica para afinar e planejar as atividades a fim de otimizar os processos.
5. Comunicação e contato
Telefone:
(12) 39247354
Endereço:
Alameda Harvey Weeks, 203, Vista Verde
Site na internet:
http://ecomuseusjc.blogspot.com/
E-mail institucional:
cecp.sjc@gmail.com
Facebook:
https://pt-br.facebook.com/ecomuseusjc/
Instagram:
https://www.instagram.com/ecomuseucsj/