Práticas tradicionais de cura e plantas medicinais mais prevalentes entre a etnia Guarani-Kaiowá na região Centro-Oeste
O livro Pohã Ñana (Plantas Medicinais): fortalecimento,território e memória Guarani e Kaiowá é produto da pesquisa Práticas tradicionais de cura e plantas medicinais mais prevalentes entre os indígenas da etnia Guarani-Kaiowá, na região Centro-Oeste, coordenada pelos pesquisadores Paulo Basta, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp-RJ), e Islândia Carvalho (Fiocruz Pernambuco), coordenadora do observapics.
A ideia foi registrar o conhecimento tradicional Guarani e Kaiowá, a partir de relatos de experiências ancestrais de rezadores e rezadoras com o uso de plantas medicinais.
Na introdução, os organizadores explicam que o processo de construção da obra tornou-se colaborativo e participativo no desenvolvimento da pesquisa nos últimos seis anos. “Ao longo de nossa permanência nas comunidades, diversos
atores se interessaram pelo tema de estudo, com destaque para anciões, professores, estudantes, profissionais
de saúde, entre outros (…) alguns indígenas locais se tornaram protagonistas e nos auxiliaram a aprimorar o projeto original, simultaneamente adaptando-o à realidade local e dando sentido e significado ao povo Guarani e Kaiowá”,escrevem. O trabalho e a interação com a comunidade está registrado em fotografias, que ilustram o material. Pode ser acessado gratuitamente na BVS e aqui, no ObservaPICS.