SEMEANDO
Descrição da experiência: Semeando
Objetivo:
O Semeando é um projeto que vem sendo desenvolvido na EPSJV desde 2016 através da realização de atividades multidisciplinares, e com equipes multiprofissionais, que tem como objetivo a realização de ações educativas que contribuam para a educação científica e a formação profissional abordando temas como: trabalho como princípio educativo, promoção da saúde a partir do alimento saudável e a preservação ambiental. Todas as etapas do projeto contemplam ações de sensibilização e mobilização, de aspectos da gestão comunitária, da sustentabilidade e capacitação técnica, com atividades práticas de cunho educativo e de fortalecimento do coletivo e da educação em agroecologia. Suas intervenções envolvem, majoritariamente, a atuação dos/as estudantes da educação básica da EPSJV (Ensino Médio Técnico e a EJA).
Atividades pedagógicas realizadas:
* Atividade conjuntas e propostas interdisciplinares: desenvolvimento de atividades interdisciplinares com os componentes curriculares do Ensino Médio Técnico da EPSJV (Formação Técnica e Geral) e o IEP (Eixos e TIs) e a nutrição da escola, fortalecendo o desenvolvimento do currículo integrado. Acontecem por meio de aulas, oficinas e rodas de conversa que abordam a agroecologia no estudo da ecologia e questões socioambientais (racismo e justiça ambiental); plantio e a importância do solo; gestão de resíduos e compostagem; alimentação saudável e soberania alimentar com agricultores/as familiares debatendo, também, a alimentação escolar.
* Projeto Brotinho - projeto desenvolvido por estudantes do CTNMS da EPSJV, numa abordagem interdisciplinar envolvendo a disciplina de Biologia e o Projeto Semeando, com foco na produção de alimentos com base agroecológica e promoção da saúde. Esse projeto participou da Feira de Ciências da EPSJV e da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia como iniciativas que envolvem a divulgação científica em agroecologia. Os assuntos abordados foram: agricultura urbana agroecológica; compostagem doméstica e horta urbana com aproveitando de resíduos como garrafas pet, pallet e galão de água. Foram realizadas oficinas de horta auto-irrigável, plantio e distribuição de mudas, montagem e exposição de projeto piloto de compostagem e montagem de canteiros. Após as atividades de divulgação científica todo o plantio realizado deu início a formação da horta agroecológica da escola.
* Oficina Meio Ambiente e modelo de desenvolvimento/EJA-Manguinhos e integração com disciplinas da EJA – Acontece com a abordagem da agroecologia, permacultura e bem viver no currículo da oficina desenvolvendo as temáticas: introdução à agroecologia; agricultura urbana agroecológica; direito à cidade e a agricultura urbana; agroecologia na Favela; solo e compostagem; compostagem doméstica; fitocosmética (extratos e óleos de ervas medicinais e limpeza de pele com argila e produção de sabonetes com ervas); Panc’s; sementes e práticas de culinária (compota de casca de banana, pastinhas e biomassa). A maioria das atividades envolvem a participação da Ejinha – filhos/as dos/as estudantes da EJA. A oficina contempla, também, a realização de aulas de campo para observação das experiências desenvolvidas na ONG Verdejar Socioambiental e a contribuição do plantio para a horta da escola.
* Horta agroecológica urbana e escolar – a horta é um espaço da escola destinado a observação, pesquisa, ensino e ação sobre ecologia e educação ambiental, além de contribuir para a gestão integrada dos resíduos sólidos e orgânicos da unidade, impactando positivamente o meio ambiente local. Ela é formada pelo plantio realizado com os/as estudantes nas atividades educativas, sendo composta por canteiros, tendo como suporte vasos, de diferentes tamanhos, e materiais reaproveitados, para produção de hortaliças, temperos, ervas, flores, leguminosas, Panc’s, dentre outros vegetais e um berçário com sementeiras e mudas. A produção e o consumo de alimentos da horta contribuem para estimular hábitos saudáveis de alimentação, e promovem a interação Ser humano/meio ambiente por meio de trabalho interdisciplinar.
* Compostagem - Direcionamento de parte dos resíduos orgânicos provenientes do serviço de alimentação/bandejão da EPSJV para a composteira do SGA/COGIC.