Curso de Qualificação Profissional em Cooperativismo, Agroecologia, Saúde e Ambiente


O Curso de Qualificação Profissional em Cooperativismo, Agroecologia, Saúde e Ambiente, iniciado em maio de 2015, promoveu a formação de jovens moradores de assentamentos do Estado do Rio de Janeiro e foi realizado pela EPSJV em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera/INCRA), a Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O curso foi financiado pelo edital Residência Agrária Jovem (RAJ), do Pronera, que tinha como objetivo financiar projetos nos assentamentos que incorporem a juventude para fortalecer a produção da vida nos assentamentos.
Os jovens, que receberam uma bolsa-auxílio para participarem do curso, são moradores do Assentamento Dandara dos Palmares e Acampamento Madre Cristina, em Campos dos Goytacazes (RJ); Assentamento Zumbi do Palmares, em São Francisco de Itabapoana (RJ); Assentamento Francisco Julião, em Cardoso Moreira (RJ); e Assentamento Campo Alegre, na Baixada Fluminense.
O curso foi realizado no regime de alternância entre tempo escola e tempo comunidade, promovendo uma articulação entre a teoria e a prática. Nos tempos comunidade, além das atividades encaminhadas pelos educadores durante o tempo escola, como leituras e pesquisa sobre reconhecimento de território, os professores também foram até os assentamentos para dar aulas.
Entre as diversas atividades desenvolvidas ao longo do curso, a equipe de coordenação destacou uma viagem a Itapeva (SP) para conhecer um assentamento do MST que é organizado em núcleos e agrovilas e que possui diversas cooperativas em funcionamento (de plantas medicinais, grãos, horta agroecológica, leite e derivados, entre outras).
O conteúdo do curso se baseou em quatro componentes curriculares: Juventude, Identidade e Cultura; História, Trabalho e Cooperativismo; Território, Saúde e Pesquisa; e Fundamentos do Cooperativismo e Agroecologia. Além desses componentes, o curso teve ainda oficinas (Teatro do Oprimido; Mídias Alternativas; e Expressão e Comunicação) e tempo reservado para a auto-organização dos alunos e encaminhamentos da pesquisa para o TCC.      

3. Identificação do tipo experiência

Esta experiência é/foi realizada no Brasil?Sim

Selecione o tipo de experiênciaEnsino-pesquisa-extensão

Se envolve ensino, indique qual(is) o(s) tipo(s) de curso(s)Curso livre (sem titulação)

Se envolve ensino, indique o número total de vagas disponível (por curso/turma)30

Se envolve ensino, indique o número total de egressos (pessoas que concluíram o curso/turma)21

Se envolve pesquisa, indique a área principal da pesquisaSaúde

Se envolve pesquisa, o grupo está cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq?Não

Se envolve extensão, indique a área principal da extensãoSaúde

Se envolve extensão, o grupo encontra-se formalmente institucionalizado junto à pró-reitoria de extensão da instituição de ensino?Não

4. Sujeitos

Você considera que a experiência tem uma atuação em Rede? Sim

Sexo - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiência

  • Masculino
  • Feminino

Cor ou raça - indique o(s) grupo(s) que participa(m) da experiência

  • Parda
  • Branca
  • Preta

Faixa etária - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiênciaDe 15 a 29 anos

6. Localização e abrangência espacial

Esta experiência está sendo cadastrada pelo celular (via aplicativo ODK Collect)? Não

7. Práticas em saúde e agroecologia

Práticas Agroalimentares (produção/beneficiamento/consumo)Quintais sócio-produtivos (horticultura, pomar, etc.)

Práticas Populares e Tradicionais de Cuidado em Saúde ou Saúde Popular Remédios caseiros a partir de plantas medicinais

Esta prática é considerada uma tecnologia social pelos protagonistas da experiência? Sim

O que estimula a adoção dessa(s) prática(s)?Curso de capacitação e treinamento

8. Políticas públicas

Caso a experiência tenha acessado uma ou mais políticas públicas brasileiras, indiquePrograma Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA)

11. Estratégias de Comunicação e Anexos

Que tipo(s) de ferramenta(s) utiliza para divulgar a experiência e se comunicar com os envolvidos?

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