Curso de Qualificação Profissional em Saberes e Práticas Integrativas, Tradicionais e Complementares em Sáude para a População do Campo
O curso de Qualificação em Saberes e Práticas Integrativas, Tradicionais e Complementares em Saúde para a População do campo teve como objetivos formar trabalhadores para atuar com práticas integrativas e complementares que promovam a saúde da população do campo no estado do Rio de Janeiro; contribuir para a reflexão e debate da relação entre saber popular e conhecimento científico tendo como referência a vigilância em saúde; fortalecer a participação popular e autonomia da população do campo resgatando saberes e práticas tradicionais em saúde.; realizar diagnóstico das condições de vida e situação de saúde dos assentamentos e acampamentos do estado do Rio de Janeiro, com ênfase na identificação de plantas medicinais.
O curso foi planejado com apoio dos parceiros (EPSJV, MST, Asbamtho, Prefeitura de Maricá). A grade curricular foi elaborada em diversas oficinas e readequada ao longo do curso. Foi executado na fazenda pública Ibiaci da prefeitura de Maricá que conta com facilidades de pernoite e alimentação. O curso destinado ao trabalhador do campo que participasse dos coletivos de saúde ou produção nos assentamentos da reforma agrária foi realizado em 4 tempos escola e 3 tempos comunidade, em 7 meses, com carga horária de 298 horas. As aulas teóricas foram complementadas com oficinas práticas de realização de remédios caseiros; visitas a horta agroecológica, unidade de conservação ambiental, e diferentes ecossistemas de Maricá; visita a um assentamento para conhecer a experiência de criação de espaço de cuidado. No trabalho de campo foram aplicados de forma prática os conhecimentos teóricos aprendidos durante as aulas teóricas (shiatsu, automassagem, exercícios diversos, alimentação saudável); foram realizados diagnósticos dos assentamentos, com ênfase na identificação de plantas medicinais no lote de cada educando.
O curso ofereceu conhecimentos iniciais sobre as práticas integrativas, tradicionais e complementares em saúde. Os educandos reconheceram a diversidade de situações sanitárias no território e constataram a diversidade de produção, sobretudo de plantas medicinais existentes no lote. Durante o desenvolvimento do curso foi observada a necessidade de fortalecer os espaços de cuidado de si nos assentamentos dos educandos; propiciar intercâmbios para o fortalecimento dos coletivos regionais e prosseguir com a formação dos assentados egressos por meio de oficinas.