Mestrado profissional em Trabalho, Saúde, Ambiente e Movimentos Sociais


O Curso de Mestrado Profissional em Trabalho, Saúde, Ambiente e Movimentos Sociais foi uma proposição da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ), tendo como clientela profissionais portadores de diploma de graduação, em curso reconhecido pelo MEC, em qualquer área do conhecimento e que atuam na Saúde, na Educação do Campo e nas Ciências Agrárias, em áreas de Reforma Agrária e/ou comunidades camponesas. A execução do curso, em âmbito nacional, teve um caráter inovador, buscando articular a cooperação entre os movimentos sociais do campo e o Governo Federal, através da FIOCRUZ/Ministério da Saúde, assim reafirmando uma decisão política de estender a abrangência de oferta da formação acadêmica e legitimando o compromisso social e ético que toda gestão pública deve trazer para o âmbito de sua responsabilidade. O curso fez parte da estratégia de implementação da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta (PNSIPCF), com a ativa participação dos movimentos sociais, objetivando consolidar conhecimentos acerca do método científico, da teoria crítica, bem como desenvolver investigações em torno das relações Trabalho, Saúde, Ambiente e Movimentos Sociais, tendo como pano de fundo a PNSIPCF. O Curso foi conduzido sob regime de tempo parcial e por meio de atividades predominantemente presenciais, em total conformidade com as normas estabelecidas pela ENSP, para seus cursos de mestrado profissional. As atividades foram divididas em nove etapas: 5 presenciais, das quais 4 relativas ao tempo-escola no Campus da FIOCRUZ-RJ, quando foram ministradas as aulas, e uma etapa final, para a defesa da dissertação; 4 etapas tempo-comunidade, para estudos complementares aos módulos presenciais e trabalhos de campo, realizados nos territórios da reforma agrária e agricultura camponesa, onde estavam inseridos os alunos do curso.

3. Identificação do tipo experiência

Esta experiência é/foi realizada no Brasil?Sim

Selecione o tipo de experiênciaEnsino-pesquisa-extensão

Se envolve ensino, indique qual(is) o(s) tipo(s) de curso(s)Pós graduação stricto sensu

Se envolve ensino, indique o número total de vagas disponível (por curso/turma)30

Se envolve pesquisa, indique a área principal da pesquisaAmbiental

Se envolve extensão, indique a área principal da extensãoSaúde

4. Sujeitos

Você considera que a experiência tem uma atuação em Rede? Sim

Sexo - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiência

  • Masculino
  • Feminino

Faixa etária - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiência

  • De 15 a 29 anos
  • De 30 a 60 anos

6. Localização e abrangência espacial

Esta experiência está sendo cadastrada pelo celular (via aplicativo ODK Collect)? Não

8. Políticas públicas

Caso a experiência tenha acessado uma ou mais políticas públicas brasileiras, indiqueOutra

Qual outra?Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta (PNSIPCF)

9. Resistências e ameaças

Algo ameaça esta experiência?

  • Disputa territorial ou dificuldade de acesso ao território
  • Contaminação/poluição ambiental
  • Agrotóxico
  • Transgênico

Há conflito(s) ambiental(is) no(s) território(s) onde essa experiência acontece?Sim

Indique o(s) município(s) e respectiva(s) Unidade(s) Federativa(s) onde acontece o conflitoAM, MG, PB, BA, CE, SP, PE, DF, MT, PA, RJ, PI, TO, RO, ES

Grupo(s) social(is) atingido(s) pelo conflito ambiental

  • Trabalhadoras/es rurais sem terra
  • Agricultor(a) familiar
  • Atingidas/os por barragens
  • Trabalhadoras/es rurais assalariadas/os
  • Extrativistas
  • Ribeirinhas/os

Atividade(s) geradora(s) do conflito

  • Agroindústria/agronegócio
  • Barragens e hidrelétricas
  • Agrotóxicos
  • Monoculturas
  • Pecuária
  • Petróleo e gás
  • Transgênicos

Impactos Socioambientais da(s) atividade(s)

  • Alteração no ciclo reprodutivo da fauna
  • Alteração no regime tradicional de uso e ocupação do território
  • Erosão do solo
  • Desmatamento
  • Exploração no trabalho
  • Mudanças climáticas
  • Poluição atmosférica
  • Poluição de recurso hídrico
  • Contaminação ou intoxicação por substâncias nocivas
  • Desertificação
  • Poluição do solo

Possíveis danos à saúde decorrentes da atividade e/ou do conflito

  • Contaminação ou intoxicação por agrotóxicos
  • Piora na qualidade de vida
  • Doenças respiratórias
  • Doenças não transmissíveis ou crônicas
  • Insegurança alimentar e nutricional
  • Contaminação química
  • Violência - assassinato

A experiência aqui cadastrada está envolvida nesse(s) conflito(s) ambiental(is)? Sim, a experiência contribui para o enfrentamento do conflito

11. Estratégias de Comunicação e Anexos

Que tipo(s) de ferramenta(s) utiliza para divulgar a experiência e se comunicar com os envolvidos?

  • Site
  • E-mail

Anexos

Chamada para seleção de candidatos

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Artigo

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