Esta experiência
faz parte de um projeto iniciado em 2015 em parceria com a
Associação de Lideranças, Organização, Agricultores e
Agricultoras Familiares do Cariri Paraibano – CASACO, localizada em
Boqueirão/PB. Em 2017, com a aprovação do projeto Tecnologias
sociais e educação ambiental para o controle vetorial de
arboviroses: promovendo a saúde e a qualidade de vida no semiárido
paraibano, a temática
dos impactos do controle químico dos vetores das arboviroses foi
introduzida às ações. O objetivo geral é sensibilizar
agricultores/as, prossionais de saúde e população em geral sobre
os impactos à saúde humana e ambiental do uso de agrotóxicos e do
controle químico de vetores das arboviroses. A experiência envolve
atividades de ensino, pesquisa e extensão, na perspectiva da
metodologia participativa e do diálogo de saberes. Ao longo desses 5
anos várias ações foram desenvolvidas: rodas de conversa
(Agroecologia em Prosa), seminários, ocinas, apresentações
artísticas e participações em eventos e feiras. No âmbito da
pesquisa, já foram coletados dados sobre intoxicações por
agrotóxicos, percepções dos/as agricultores/as familiares sobre os
impactos dos agrotóxicos e transgênicos, percepções dos/as
prossionais de saúde sobre os impactos dos agrotóxicos e
transgênicos e sobre o controle químico de vetores das arboviroses.
Como resultados já alcançados, destacamos: Desenvolvimento de ações
de combate ao uso de agrotóxicos e de sementes transgênicas;
Divulgação da Campanha Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, com
criação de comitê local; Ações de Educação em saúde,
enfatizando os seguintes temas: impactos dos agrotóxicos à saúde
humana e ao meio ambiente, práticas adequadas de manejo da água e
dos alimentos, agroecologia e saúde, práticas de cuidado com a
saúde de quem trabalha no enfrentamento das arboviroses (Agentes de
Controle de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde); Produção e
distribuição de materiais educativos (adesivos, cordéis,
marcadores de livros); Divulgação das feiras agroecológicas e dos pontos xos de comercialização de produtos agroecológicos. Em
relação ao alcance das ações,
não
há como calcular um número exato de pessoas atendidas, já que o
projeto tem ações tanto com grupos fechados, como ações em praças
e eventos com grande número de pessoas. Devido
ao isolamento social, em razão da pandemia da COVID-19, as ações
presenciais foram suspensas, algumas ações estão sendo
desenvolvidas de forma virtual como o Agroecologia em Prosa, a
divulgação das Feiras e Delivery de produtos
orgânicos/agroecológicos, e coleta de dados em bancos de dados
virtuais. Atualmente a experiência integra o Programa de Extensão "Agroecologia, saúde e cidadania: ações do Núcleo de Extensão Rural Agroecológica (NERA) pelo bem viver, cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual da Paraíba.
1. Identificação
Nome da organização que está registrando a experiênciaNúcleo de Extensão Agroecológica - NERA
2. Duração da experiência
Essa é uma experiência criada em resposta aos efeitos da crise sanitária decorrente da pandemia do Coronavírus (Covid-19)?
Em parte, a experiência já acontecia mas houve ajustes devido à pandemia
3. Identificação do tipo experiência
Esta experiência é/foi realizada no Brasil?Sim
Selecione o tipo de experiênciaEnsino-pesquisa-extensão
Se envolve ensino, indique qual(is) o(s) tipo(s) de curso(s)
Curso técnico
Graduação
Se envolve ensino, indique o número total de vagas disponível (por curso/turma)Não se aplica
Se envolve ensino, indique o número total de egressos (pessoas que concluíram o curso/turma)Não se aplica
Se envolve pesquisa, indique a área principal da pesquisaSaúde
Se envolve pesquisa, o grupo está cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq?Sim
Insira o link do grupo no Diretório do CNPqhttp://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/3614773151684280
Se envolve extensão, indique a área principal da extensãoSaúde
Se envolve extensão, o grupo encontra-se formalmente institucionalizado junto à pró-reitoria de extensão da instituição de ensino?Não
4. Sujeitos
Você considera que a experiência tem uma atuação em Rede? Não
Sexo - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiência
Feminino
Masculino
Se há um sexo com maior participação, indique
Feminino
Faixa etária - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiência
De 7 a 14 anos
Acima de 60 anos
De 30 a 60 anos
De 15 a 29 anos
Se há uma faixa etária com maior participação, indiqueDe 30 a 60 anos
6. Localização e abrangência espacial
Esta experiência está sendo cadastrada pelo celular (via aplicativo ODK Collect)?
Não
Outras práticas não especificadas nas opções anteriores
Práticas de Educação em Saúde
Esta prática é considerada uma tecnologia social pelos protagonistas da experiência?
Não
O que estimula a adoção dessa(s) prática(s)?
Ancestralidade/trajetória de vida/memória afetiva
Curso de capacitação e treinamento
Intercâmbio/vivência
Participação em redes de aprendizados e conhecimentos
Rodas de conversa e oficinas
9. Resistências e ameaças
Algo ameaça esta experiência?
Transgênico
Agrotóxico
Contaminação/poluição ambiental
Há conflito(s) ambiental(is) no(s) território(s) onde essa experiência acontece?Sim
Indique o(s) município(s) e respectiva(s) Unidade(s) Federativa(s) onde acontece o conflitoEm vários municípios onde as ações são desenvolvidas há conitos relacionados ao agronegócio
Grupo(s) social(is) atingido(s) pelo conflito ambiental
Ribeirinhas/os
Agricultor(a) familiar
Trabalhadoras/es rurais sem terra
Trabalhadoras/es rurais assalariadas/os
Atividade(s) geradora(s) do conflito
Monoculturas
Agrotóxicos
Transposição de bacias hidrográficas
Transgênicos
Agroindústria/agronegócio
Impactos Socioambientais da(s) atividade(s)
Poluição do solo
Poluição de recurso hídrico
Falta de saneamento básico
Precarização/riscos no ambiente de trabalho
Desertificação
Desmatamento
Contaminação ou intoxicação por substâncias nocivas
Possíveis danos à saúde decorrentes da atividade e/ou do conflito
Doenças respiratórias
Insegurança alimentar e nutricional
Doenças não transmissíveis ou crônicas
Contaminação ou intoxicação por agrotóxicos
Fome
Piora na qualidade de vida
A experiência aqui cadastrada está envolvida nesse(s) conflito(s) ambiental(is)?
Sim, a experiência contribui para o enfrentamento do conflito
11. Estratégias de Comunicação e Anexos
Que tipo(s) de ferramenta(s) utiliza para divulgar a experiência e se comunicar com os envolvidos?