AÇÕES EDUCATIVAS SOBRE OS IMPACTOS DOS AGROTÓXICOS E DO CONTROLE QUÍMICO DE VETORES DAS ARBOVIROSES NO CAMPO E NA CIDADE


Esta experiência faz parte de um projeto iniciado em 2015 em parceria com a Associação de Lideranças, Organização, Agricultores e Agricultoras Familiares do Cariri Paraibano – CASACO, localizada em Boqueirão/PB. Em 2017, com a aprovação do projeto Tecnologias sociais e educação ambiental para o controle vetorial de arboviroses: promovendo a saúde e a qualidade de vida no semiárido paraibano, a temática dos impactos do controle químico dos vetores das arboviroses foi introduzida às ações. O objetivo geral é sensibilizar agricultores/as, prossionais de saúde e população em geral sobre os impactos à saúde humana e ambiental do uso de agrotóxicos e do controle químico de vetores das arboviroses. A experiência envolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, na perspectiva da metodologia participativa e do diálogo de saberes. Ao longo desses 5 anos várias ações foram desenvolvidas: rodas de conversa (Agroecologia em Prosa), seminários, ocinas, apresentações artísticas e participações em eventos e feiras. No âmbito da pesquisa, já foram coletados dados sobre intoxicações por agrotóxicos, percepções dos/as agricultores/as familiares sobre os impactos dos agrotóxicos e transgênicos, percepções dos/as prossionais de saúde sobre os impactos dos agrotóxicos e transgênicos e sobre o controle químico de vetores das arboviroses. Como resultados já alcançados, destacamos: Desenvolvimento de ações de combate ao uso de agrotóxicos e de sementes transgênicas; Divulgação da Campanha Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, com criação de comitê local; Ações de Educação em saúde, enfatizando os seguintes temas: impactos dos agrotóxicos à saúde humana e ao meio ambiente, práticas adequadas de manejo da água e dos alimentos, agroecologia e saúde, práticas de cuidado com a saúde de quem trabalha no enfrentamento das arboviroses (Agentes de Controle de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde); Produção e distribuição de materiais educativos (adesivos, cordéis, marcadores de livros); Divulgação das feiras agroecológicas e dos pontos xos de comercialização de produtos agroecológicos. Em relação ao alcance das ações, não há como calcular um número exato de pessoas atendidas, já que o projeto tem ações tanto com grupos fechados, como ações em praças e eventos com grande número de pessoas. Devido ao isolamento social, em razão da pandemia da COVID-19, as ações presenciais foram suspensas, algumas ações estão sendo desenvolvidas de forma virtual como o Agroecologia em Prosa, a divulgação das Feiras e Delivery de produtos orgânicos/agroecológicos, e coleta de dados em bancos de dados virtuais. Atualmente a experiência integra o Programa de Extensão "Agroecologia, saúde e cidadania: ações do Núcleo de Extensão Rural Agroecológica (NERA) pelo bem viver, cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual da Paraíba.

1. Identificação

Nome da organização que está registrando a experiênciaNúcleo de Extensão Agroecológica - NERA

2. Duração da experiência

Essa é uma experiência criada em resposta aos efeitos da crise sanitária decorrente da pandemia do Coronavírus (Covid-19)? Em parte, a experiência já acontecia mas houve ajustes devido à pandemia

3. Identificação do tipo experiência

Esta experiência é/foi realizada no Brasil?Sim

Selecione o tipo de experiênciaEnsino-pesquisa-extensão

Se envolve ensino, indique qual(is) o(s) tipo(s) de curso(s)

  • Curso técnico
  • Graduação

Se envolve ensino, indique o número total de vagas disponível (por curso/turma)Não se aplica

Se envolve ensino, indique o número total de egressos (pessoas que concluíram o curso/turma)Não se aplica

Se envolve pesquisa, indique a área principal da pesquisaSaúde

Se envolve pesquisa, o grupo está cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq?Sim

Insira o link do grupo no Diretório do CNPqhttp://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/3614773151684280

Se envolve extensão, indique a área principal da extensãoSaúde

Se envolve extensão, o grupo encontra-se formalmente institucionalizado junto à pró-reitoria de extensão da instituição de ensino?Não

4. Sujeitos

Você considera que a experiência tem uma atuação em Rede? Não

Sexo - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiência

  • Feminino
  • Masculino

Se há um sexo com maior participação, indique Feminino

Faixa etária - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiência

  • De 7 a 14 anos
  • Acima de 60 anos
  • De 30 a 60 anos
  • De 15 a 29 anos

Se há uma faixa etária com maior participação, indiqueDe 30 a 60 anos

6. Localização e abrangência espacial

Esta experiência está sendo cadastrada pelo celular (via aplicativo ODK Collect)? Não

7. Práticas em saúde e agroecologia

Práticas Agroalimentares (produção/beneficiamento/consumo)

  • Feiras agroecológicas
  • Plantas alimentícias não convencionais (PANCs)
  • Quintais sócio-produtivos (horticultura, pomar, etc.)
  • Compostagem

Outras práticas não especificadas nas opções anteriores Práticas de Educação em Saúde

Esta prática é considerada uma tecnologia social pelos protagonistas da experiência? Não

O que estimula a adoção dessa(s) prática(s)?

  • Ancestralidade/trajetória de vida/memória afetiva
  • Curso de capacitação e treinamento
  • Intercâmbio/vivência
  • Participação em redes de aprendizados e conhecimentos
  • Rodas de conversa e oficinas

9. Resistências e ameaças

Algo ameaça esta experiência?

  • Transgênico
  • Agrotóxico
  • Contaminação/poluição ambiental

Há conflito(s) ambiental(is) no(s) território(s) onde essa experiência acontece?Sim

Indique o(s) município(s) e respectiva(s) Unidade(s) Federativa(s) onde acontece o conflitoEm vários municípios onde as ações são desenvolvidas há conitos relacionados ao agronegócio

Grupo(s) social(is) atingido(s) pelo conflito ambiental

  • Ribeirinhas/os
  • Agricultor(a) familiar
  • Trabalhadoras/es rurais sem terra
  • Trabalhadoras/es rurais assalariadas/os

Atividade(s) geradora(s) do conflito

  • Monoculturas
  • Agrotóxicos
  • Transposição de bacias hidrográficas
  • Transgênicos
  • Agroindústria/agronegócio

Impactos Socioambientais da(s) atividade(s)

  • Poluição do solo
  • Poluição de recurso hídrico
  • Falta de saneamento básico
  • Precarização/riscos no ambiente de trabalho
  • Desertificação
  • Desmatamento
  • Contaminação ou intoxicação por substâncias nocivas

Possíveis danos à saúde decorrentes da atividade e/ou do conflito

  • Doenças respiratórias
  • Insegurança alimentar e nutricional
  • Doenças não transmissíveis ou crônicas
  • Contaminação ou intoxicação por agrotóxicos
  • Fome
  • Piora na qualidade de vida

A experiência aqui cadastrada está envolvida nesse(s) conflito(s) ambiental(is)? Sim, a experiência contribui para o enfrentamento do conflito

11. Estratégias de Comunicação e Anexos

Que tipo(s) de ferramenta(s) utiliza para divulgar a experiência e se comunicar com os envolvidos?

  • Facebook/Messenger
  • Instagram
  • Whatsapp/Telegram
  • E-mail

Anexos

Marcador de livros

Tamanho: 565229 bytes

Cordel

Tamanho: 230675 bytes

Panfleto

Tamanho: 1374104 bytes