Projeto Escola Permacultural
O projeto Escola Permacultural - Educação para a construção de sociedades sustentáveis consiste em uma metodologia pedagógica que promove a educação ambiental em escolas públicas por meio da implementação das disciplinas de Permacultura e Agroecologia no currículo escolar.
O projeto tem início na 1ª série do ensino médio com a disciplina de Permacultura e possui continuidade na 2ª série com a disciplina de Agroecologia. Os encontros têm periodicidade semanal com duração de duas horas para cada turma durante todo o ano letivo.
A metodologia criada pelo Instituto Permacultura Lab para a inserção da permacultura e da agroecologia nas escolas foi certificada como tecnologia social pela Fundação Banco do Brasil e consiste na integração dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), a educação ambiental e práticas sustentáveis ao currículo escolar.
Através de aulas que unem teoria e prática, a metodologia desenvolve a autonomia e a criatividade dos estudantes, promovendo atividades que estimulam reflexões sobre problemáticas socioambientais e a construção coletiva de soluções.
Os principais temas abordados são: sustentabilidade, saúde e bem-estar, alimentação saudável, agroecologia, permacultura, saneamento ecológico e gestão de resíduos. A partir da abordagem dos temas ligados à permacultura e agroecologia, são desenvolvidas coletivamente intervenções práticas como a implementação de áreas verdes e produtivas (sistema agroflorestal), central de compostagem, captação de água da chuva e outras práticas sustentáveis que transformam positivamente o ambiente escolar, criando um laboratório vivo.
Em 2020 o projeto foi expandido e está sendo desenvolvido em duas escolas públicas da Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Além de atuar sobre os problemas da educação, o projeto Escola Permacultural contribui para o desenvolvimento da segurança alimentar e da implementação de áreas verdes na cidade. O projeto permite ainda uma integração da escola com a comunidade através do desenvolvimento de atividades extracurriculares e da busca de soluções para problemas socioambientais locais.