O Veneno Está na Mesa


Os filmes "O Veneno está na Mesa" (2011) e o "O Veneno está na Mesa 2" (2014) foram dirigidos por Silvio Tendler e produzidos pela Caliban (produtora de Silvio Tendler) a convite da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida. 
Os filmes foram viabilizados através de uma parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV)/Fiocruz, que desde o início da Campanha, fez parte desta Rede.
Silvio Tendler conduziu de forma generosa a produção desses filmes, dialogando com muitos sujeitos que contribuem com a luta contra os agrotóxicos e com um grupo que representava a coordenação da Campanha teve vários encontros para pensar o roteiro, a edição, os filmes como um todo. Essa construção coletiva também viabilizou a visibilidade do filme, que foi exibido em muitos lugares, com públicos distintos, seguidos de rodas de conversa. 
Sem dúvidas que esses filmes contribuíram com a comunicação em saúde, em um tema de grande impacto. Foi importante para a Fiocruz participar dessa iniciativa, tanto viabilizando filmes com alto reconhecimento, mas também porque esse envolvimento permitiu que a instituição organizasse melhor sua atuação no tema dos agrotóxicos através da criação de um Grupo de Trabalho junto a presidência da Fiocruz que até hoje segue em atividade. 

3. Identificação do tipo experiência

Esta experiência é/foi realizada no Brasil?Sim

Selecione o tipo de experiênciaComunicação

Qual(is) o(s) produto(s) da comunicação?Vídeo/documentário/filme

Meio(s) de comunicação utilizado(s) Digital/internet

4. Sujeitos

Você considera que a experiência tem uma atuação em Rede? Sim

Sexo - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiência

  • Feminino
  • Masculino

Faixa etária - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiência

  • Acima de 60 anos
  • De 30 a 60 anos
  • De 15 a 29 anos

6. Localização e abrangência espacial

Esta experiência está sendo cadastrada pelo celular (via aplicativo ODK Collect)? Não

11. Estratégias de Comunicação e Anexos

Que tipo(s) de ferramenta(s) utiliza para divulgar a experiência e se comunicar com os envolvidos?

  • Site
  • Facebook/Messenger
  • E-mail