Rede Terra

A Rede Terra foi constituída em 1998, atuando no meio rural e urbano e tendo como eixo orientador o acesso a direitos. Uma das primeiras ações da Rede foi o apoio à emancipação política de municípios do Entorno do Distrito Federal. Ao longo do tempo, a Rede tem se constituído como um espaço de articulação, mobilização e organização dos processos de cooperação entre as famílias de agricultores(as) e empreendimentos solidários. Essa estratégia foi fortalecida pelo crescente acesso dos(as) agricultores familiares aos mercados, sobretudo, aos mercados solidários e institucionais, através de programas como o PAA e o PNAE. Ao longo dos 19 anos de constituição da Rede, os parceiros(as) envolvidos(as) em sua construção tem buscado fomentar a integração entre campo e cidade, por meio de Empreendimentos Econômicos Solidários, com foco na produção primária e agroecológica. Com base nessa perspectiva foi criada, em 2011, a Cooperativa dos Agricultores Ecológicos do Cerrado. A Rede envolve quase 1.000 famílias de agricultores(as) familiares, assentados e quilombolas. Os municípios vinculados à Rede são Cristalina, Cidade Ocidental e Luziânia, todos localizados no Estado de Goiás.

Informações sobre o Projeto Ecoforte nesta rede

O Projeto Ecoforte foi desenvolvido no mesmo território da Rede Terra. A entidade proponente foi o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Apoio a Agricultura Familiar – Rede Terra com sede em Cristalina/GO. O valor total do Projeto foi de R$ 1.236.839,81. O público participante do Projeto foram agricultores(as) familiares e assentados(as). O Projeto abarcou diversas temáticas como o desenvolvimento local e economia solidária; o fortalecimento das organizações econômicas dos(as) agricultores(as) familiares, quilombolas e assentados(as) da Reforma Agrária; a preservação ambiental e qualidade de vida; o desenvolvimento dos sistemas agroecológicos; a dinamização no acesso às políticas públicas, como o PAA e PNAE; e a garantia de direitos. O Projeto envolveu cerca de 730 pessoas diretamente.

Principais resultados do Projeto Ecoforte

  • Fortalecimento da transição agroecológica, adoção de 22 famílias por sistemas agroflorestais, organização do sistema de produção de 51 famílias em referência ao modelo da tecnologia social PAIS (Produção Agroecológica, Integrada e Sustentável).
  • Adensamento da produção diversificada e das práticas agroecológicas.
  • Fortalecimento, por meio de atividades de capacitação, cursos e intercâmbios sobre práticas de controle natural de fungos e insetos.
  • Mapeamento das potencialidades e fragilidades da organização da produção da família #Aprendizado coletivo por meio das ações de intercâmbios, como a visita a propriedades agroecológicas.
  • Expansão da produção por meio da implementação de hortas orgânicas e pomares diversificados totalizando 104 hectares de produção com 50 variedades de alimentos.
  • Aumento da produção agroecológica com projeção de produção de 02 toneladas de alimentos por mês englobando as 75 propriedades participantes do Projeto.

Qual unidade de referência existe na rede?Hortas, pomares e cultivos ecológicos

Quantas hortas, pomares e cultivos ecológicos?75

Anexos

Anexo 1

Anexo 1

Dimensões: 2560px x 1707px
Tamanho: 875163 bytes

Anexo 2

Anexo 2

Dimensões: 720px x 960px
Tamanho: 91202 bytes

Anexo 3

Anexo 3

Dimensões: 2560px x 1666px
Tamanho: 734402 bytes

Anexo 4

Tamanho: 524317 bytes