Rede de Agricultura Biodinâmica

A Rede de Agricultura Biodinâmica tem suas raízes no trabalho pioneiro em agricultura biodinâmica, desenvolvido no Brasil desde a década de 1980. Em 1982 foi realizado no país o primeiro encontro de agricultura biodinâmica. Dois anos depois, em 1984, estruturou-se, em Botucatu-SP, o Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural (IBD), tendo como principal desafio adaptar a agricultura biodinâmica para as condições tropicais brasileiras, desenvolvendo pesquisas, cursos e publicações. Em 1991 foi iniciada a atividade de certificação orgânica e biodinâmica, implementada através do selo Demeter. A Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica, entidade proponente do Programa Ecoforte, foi criada em 1995. A entidade possui uma ampla trajetória na implementação de projetos e na construção de parcerias com diferentes entidades governamentais e não governamentais, tendo atuado nas áreas de assessoria técnica e capacitação de agricultores(as) em diferentes estados. A rede envolvida na implementação do Projeto Ecoforte encontra-se estruturada em diferentes municípios, localizados nos estados de Minas Gerais e São Paulo, e conta com a participação de agricultores(as) familiares e assentados da reforma agrária, organizados em grupos e associações, engajados na produção, processamento e comercialização de produtos orgânicos e biodinâmicos. Uma parte significativa dos agricultores que integram esses grupos são certificados pela ABD, que é registrada, desde 2011, no Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como um Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade Orgânica (OPAC), outros estão ainda em procesos de certificação. O Sistema Participativo de Garantia (SPG), coordenado pela ABD, reune 7 grupos no estado de São Paulo e 4 grupos no estado de Minas Gerais. Para além da certificação participativa, destacam-se como temas mobilizadores da Rede: a produção de sementes, a produção própria de insumos, o aperfeiçoamento técnico das atividades de produção e processamento de produtos orgânicos e biodinâmicos e a comercialização destes produtos através de diferentes circuitos: feiras (tanto em municípios do interior como na capital São Paulo), mercados institucionais, entre outros. Destaca-se também a criação, no município de Maria da Fé, de um arranjo denominado CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura), através do qual os agricultores passam a fornecer seus produtos, periodicamente, para um grupo de consumidores, que buscam apoiar, de forma mais permanente, a construção de uma agricultura sustentável. Já em Botucatu, os agricultores vinculados à Rede desempenham um papel-chave no abastecimento do bairro Demétria, onde residem muitas pessoas vinculadas à comunidade biodinâmica.

Informações sobre o Projeto Ecoforte nesta rede

O Projeto Ecoforte foi desenvolvido em um recorte territorial da Rede de Agricultura Biodnâmica, envolvendo quatro dos sete núcleos que a Rede abrange. A entidade proponente foi o Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural -IBD. O valor total do Projeto foi de R$ 1.107.091,78. O público envolvido foram agricultores(as) familiares e assentados(as) da Reforma Agrária. Enquanto temáticas mobilizadores destaca-se a produção de sementes orgânicas e biodinâmicas e a comercialização de produtos biodnâmicos.

Principais resultados do Projeto Ecoforte

  • Melhoria na estruturação produtiva e de logística das organizações envolvidas.
  • Ampliação do número de agricultores participantes das redes de produção e comercialização nos circuitos de produtos biodinâmicos.
  • Estruturação de centros de produção de sementes orgânicas e biodinâmicas.
  • Fortalecimento das estruturas no centro de experimentação da ABD - Unidade de Referência em Bovinocultura de Leite.
  • Dinamização organizacional frente ao debate e estruturação das organizações, concretamente com a instalação da OPAC constituída pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, constituindo-se mais um polo de Sistema Participativo de Garantias para o reconhecimento da produção orgânica.

Qual unidade de referência existe na rede?

  • Hortas, pomares e cultivos ecológicos
  • Unidades agroecológicas de criação animal
  • Casas e Bancos de Sementes

Quantas hortas, pomares e cultivos ecológicos?3

Quantas unidades agroecológicas de criação animal?1

Quantas Casas e Bancos de Sementes?4

Anexos

Anexo 1

Anexo 1

Dimensões: 667px x 1000px
Tamanho: 291968 bytes

Anexo 2

Anexo 2

Dimensões: 750px x 1000px
Tamanho: 223402 bytes

Anexo 3

Anexo 3

Dimensões: 1000px x 667px
Tamanho: 349420 bytes

Anexo 4

Tamanho: 557979 bytes