Experiência de transição agroecológica do Grupo Bem-Estar (assentamento rural 72)


O processo de transição agroecológica do Grupo Bem-Estar (assentamento rural 72 do município de Ladário) localizado na zona de fronteira entre Brasil e a Bolívia tem sido uma iniciativa das/os pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e da Embrapa Pantanal, junto com a comunidade de dito assentamento. Esta experiência, ainda inacabada, faz parte de uma pesquisa documental desenvolvida pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Pantanal (NEAP). Nesse estudo observou-se que as famílias envolvidas no processo de transição apresentam dificuldades para cumprir com os requerimentos para a certificação orgânica.

Caracterização territorial/geográfica

Bioma relacionado.Pantanal

RegiãoCentro-Oeste

População total do município.19617

População rural1030

População urbana18587

Perfil geral da Experiência

Tipo de iniciativaAção, política ou programa governamental que apoia diretamente agricultores/as, grupos, coletivos e iniciativas da sociedade (PPAA)

Principal ente financiadorFederal (F)

Principal ente executor/gestorMunicipal (M)

Temas do projeto Municípios Agroecológicos

  • Construção do conhecimento agroecológico
  • Educação Ambiental

Caracterização básica da experiência

A iniciativa segue em curso?Sim

Período de execução (mês/ano)2011

Estimativa de público beneficiárioNão informado

Destaque/Observação

As ações desta iniciativa foram reduzidas em função da pandemia. O desenvolvimento da pesquisa tem tido o apoio financeiro do CNPq, projetos de extensão da UFMS, recursos da Embrapa Pantanal, da Agraer, da Prefeitura do município e do SEBRAE.

Link com materiais de referênciahttps://archivo.cepal.org/pdfs/bigpushambiental/Caso86-TransicaoAgroecolgicadoAssentamentoRural72.pdf