Fortalecimento da Comercialização dos produtos da Reforma Agraria no município de Cáceres-MT
No município de Cáceres há várias organizações que direta ou indiretamente atua com a agricultura familiar camponesa, como a Associação Sociocultural e Ambiental Fé e Vida, Grupo Raízes, Centro de Referência em Direitos Humanos, Federação de órgãos para Assistência Social e Educacional - FASE/MT, Instituto de Pesquisa e Educação Ambiental- Grupo GAIA/MT, Núcleo UNEMAT-UNITRABALHO, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – STR, Instituto Federal de Cáceres - IFMT e o Movimento dos trabalhadores Rurais Sem Terra-MST.
Sendo um município com com processo histórico expressivo da luta pela terra, sendo importante destacar alguns atores históricos dessa construção como o MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, a Paróquia Cristo Trabalhador e o Centro de Direitos Humanos. Desse modo, torna-se evidente o grande protagonismo de alguns grupos frente à luta pela terra em Cáceres.
O município possui alguns processos de comercialização, que tem fortalecido a produção camponesa como a Feira de Economia Solidária e Agroecologia (FEISOL), onde os agricultores comercializam seus produtos, trazendo dos assentamentos, e também artesanato.
As feiras livres agroecológicas, são espaços que são exercitados ao longo do processo, como uma política afirmativa mas na maioria das vezes complementares nas estratégicas para a comercialização de alimentos. A relação direta entre quem produz e quem consome faz com que as feiras sejam por excelência verdadeiros espaços de troca de conhecimento e de cultura alimentar e popular. Além das compras institucionais e a feira convencional que não diferencia a origem da produção.
As organizações tem construído a partir da Rede de Agroecologia uma rota de comercialização, que busca ampliar o número de comunidades envolvida, bem como o raio de comercialização também, envolvendo outros município da região.
Na região a agricultura familiar é responsável por fornecer os seguintes alimentos: mandioca, batata-doce, banana-da-terra, alface, couve, cenoura, abóbora, beterraba, maxixe, pepino, laranja, abacaxi, pão de babaçu, cumbaru e biscoito de cumbaru e babaçu, derivados de banana, derivados da mandioca, derivados da cana.
No entanto, há demanda de uma politica local que ajude a viabilizar/ ampliar esse processos de comercialização visto que isso é essencial na reprodução sociais das comunidades camponesas, e que ao pensar na comercialização projete ações de fortalecimento da roça até a mesa, ou seja, toda a cadeia produtiva do alimento.
Anexos
Card de uma das reuniões realizada- Rafael - Comunicação-ANA
Dimensões: 1080px x 1080px
Tamanho: 80867 bytes
Reunião com os representantes da organizações do município de Cáceres-MT/ Rafael-Comunicação
Dimensões: 1280px x 800px
Tamanho: 186083 bytes
Feiras agroecológicas no município de Cáceres-MT- FASE-MT
Dimensões: 558px x 398px
Tamanho: 109597 bytes