Programa Gente que Planta
O Programa Gente que Planta da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS), em parceria com a sociedade civil está implementando a construção de dez (10) Bancos de Sementes Comunitários – BSCs (Tecnologia Social), com ampliação a cada safra, a luz do trabalho realizado pelas Organizações Sociais ligadas à Agricultura Familiar Paraibana de base agroecológica, através da Rede de Bancos Comunitários de Sementes de Organizações de Agricultura Familiar, ligados a Rede de Sementes da Articulação no Semiárido – ASA/PB, que possuem acúmulo histórico, de referência nacional e internacional no trabalho com Sementes Crioulas.
Essa ação é fruto de um Orçamento Impositivo do Estado da Paraíba, Emenda Parlamentar LOA 2021 no valor total de R$ 166.210,72, para construção de 10 Bancos de Sementes, nos seguintes territórios paraibanos: Borborema (municípios de Alagoa Nova e Campina Grande), Curimataú (município de Sossego), Cariri Ocidental (Conde, Livramento e Monteiro), Médio Sertão (Município de Condado), Alto Sertão (município Santa Helena), Vale do Piranhas (município de Aparecida) e Vale do Paraíba (município de Mogeiro). A gestão do projeto será pelo CENTRAC organização que compõe a ASA PB.
É um programa relevante para Estado, fortalece a experiência existente e é uma ação piloto que poderá ser ampliada para outros territórios. “A agroecologia e a soberania alimentar são preocupações estruturantes nessa ação, especialmente num momento em que mais de 20 milhões de brasileiros voltaram ao mapa da fome".