PAA Leite Estadual
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) existe há muitos anos, é uma oportunidade para agricultores e agricultoras comercializarem seus produtos, ampliando e diversificando a sua produção. Como também, minimizando o impacto da insegurança alimentar e nutricional das famílias em vulnerabilidade social.
Na PB, o programa é coordenado pela Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária (Sesaes), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Humano (Sedh).
Em 2020: 1.515 agricultores foram selecionados, em 175 municípios das 14 regiões do estado, com uma produção de mais de 80 produtos beneficiaram aproximadamente 50 mil famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional. Segundo dados oficiais foram destianados R$ 47,8 milhões para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na Paraíba, em 2020. Totalizando 10,6 mil toneladas de alimentos e de 10,6 milhões de litros de leite, beneficiando 109 organizações produtivas e 12.078 agricultores rurais em 207 municípios do Estado
Com corte de recurso do Governo Federal para o PAA Leite, o Governo do Estado mantém o Programa com recursos próprios.
É importante destacar que o PAA Leite para agricultores e agricultoras, em particular do semiárido paraibano, tem um papel importante na dinamização da renda. De acordo com os dados disponíveis no Governo do Estado são produzidos cerca de 22 mil litros diários de leite, chegando a 5 milhões de litros distribuídos por ano (Boletim da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão- SEPLAG, 07/01/2022).
O PAA Leite tem como objetivo incentivar a produção e o consumo de leite, sobretudo, o fortalecimento da cadeia produtiva por meio da geração de renda do agricultor e o abastecimento familiar com a distribuição gratuita do leite para as famílias inscritas no CadÚnico.
PAA Leite atende 73 municípios paraibanos, beneficiando cerca de 30 mil famílias que recebem diariamente o leite. São envolvidos mais de 1.300 produtores rurais e nove usinas de beneficiamento de leite.